Futebol Internacional

Galatasaray marca no fim, vence Schalke 04 fora de casa e garante classificação

Vitória leva clube turco de volta às quartas de final da Liga dos Campeões após 12 anos

Gazeta Press

Comandado por Didier Drogba, Galatasaray se classificou com virada na Alemanha

Após empatar por 1 a 1 com o Schalke 04 atuando como mandante, em Istambul, o Galatasaray encarou o time alemão na Veltins Arena, nesta terça-feira, e venceu por 3 a 2. O resultado garante o clube turco nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, encerando jejum que durava desde 2001 no torneio continental.


A equipe da casa abriu o placar com o volante Neustadter, aos 16 minutos do primeiro, mas sofreu a virada ainda na etapa inicial, com Altintop, aos 35 minutos, e Burak Yilmaz, aos 41 minutos, anotando para os visitantes. O meio-campista brasileiro Michel Bastos, aos 18 minutos do segundo tempo, ainda empatou para o clube alemão, mas Umut Bulut, aos 51 minutos, deu números finais ao jogo.

O Galatasaray ainda não tem adversário definido para as quartas de final. Nesta sexta-feira, em Nyon (Suíça), a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) realiza o sorteio que define os confrontos da sequência da competição continental. Real Madrid, Borussia Dortmund, Juventus e Paris Saint-Germain já estão classificados para próxima fase, que terá início em 2 de abril.

O jogo: Apesar de atuar longe de seus domínios, o Galatasaray começou o embate desta terça-feira pressionando o time mandante. Apostando no esquema 4-4-2, a equipe comandada por Fatih Terin criou as melhores oportunidades nos primeiros dez minutos e quase abriu o placar em arremate de perna esquerda de Didier Drogba, mas Hildebrand apareceu bem para fazer a defesa e manteve o marcador em igualdade.

Artilheiro da Liga dos Campeões, Yilmaz comemora gol de cobertura
A partida seguiu em ritmo veloz, com boa disputa na região central do gramado. O time turco, com superioridade na posse de bola, era quem mais se aproximava de anotar o primeiro gol. No entanto, a equipe visitante acabou surpreendida aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio do peruano Farfán, o volante Neustadter aproveitou falha da zaga rival e, sem maiores dificuldades, tocou para o fundo das redes.

O gol empolgou os jogadores do Schalke 04, que partiram em busca de ampliar a vantagem. O clube treinado por Jens Keller criou boas oportunidades nos dez minutos seguintes, mas presenciou o Galatasaray reassumir o protagonismo do duelo a partir dos 30 minutos. O meio-campista Wesley Sneijder, em chute pelo lado esquerdo da área, quase empatou, aos 34 minutos. A igualdade no placar aconteceu um minuto depois, quando Selçuk Inan rolou a bola para Altintop, da intermediária, acertar bonito arremata, sem chances ao goleiro rival.

O time mandante não soube reagir ao gol do meio-campista adversário, que defendeu o Schalke 04 entre 2003 e 2007. Aproveitando os espaços deixados pelo sistema defensivo alemão, o atacante Burak Yilmaz se beneficiou de lançamento de Riera, ganhou na velocidade de Howedes e tocou por cima de Hildebrand, fazendo sua equipe ir em vantagem para os vestiários da Veltins Arena.

Michel Bastos marcou, mas gol não ajudou Schalke a classificar
Em busca de igualar o placar, o técnico Jens Keller tirou o autor do gol de seus comandados, Neustadter, e promoveu a entrada de Christian Fuchs, logo na volta para a etapa complementar. A alteração não surtiu efeito imediato, já que o Galatasaray quase marcou o terceiro gol com Yilmaz, mas o time alemão conseguiu aumentar seu volume ofensivo e passou a ameaçar o adversário em mais oportunidades.

A pressão do Schalke 04 teve resultado aos 18 minutos. Após finalização de Farfán, a bola tocou na trave e sobra na área. O atacante Pukki levou a melhor em disputa com Muslera e Michel Bastos, livre, anotou o segundo gol do time da casa. A vantagem, contudo, seguia com a equipe visitante.

O ímpeto a equipe alemã incomodou o treinador Faith Terin, que, incomodado com a atuação de seus comandados na etapa complementar, tirou Wesley Sneijder, aos 25 minutos, e colocou Amrabat. Em sua primeira participação no jogo, o meio-campista recebeu passe pelo lado esquerdo, mas não evitou a saída de bola e quebrou a sequência da jogada do clube turco.

O Schalke 04 continuou tentando reestabelecer sua vantagem no marcador até os instantes finais. O Galtasaray, sem Semih Kaya, que bateu a cabeça no chão, ficou desacordado e foi substituído por Gokhan Zan, se defendeu como pôde. Apesar da pressão, o time da casa ainda viu Umut Bulut aproveitar rápido contra-ataque, aos 51 minutos, tocar na saída de Hildebrand e dar números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA
SCHALKE 04 2x3 GALATASARAY

Local: Estádio Veltins Arena, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Data: 12 de março de 2013, terça-feira
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
Cartões Amarelos: Marco Hoger, Kolasinic (Schalke 04); Drogba (Galatasaray)
Gols: Schalke 04: Neustadter, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Michel Bastos, aos 18 minutos do segundo tempo.
Galatasaray: Altintop, aos 35 minutos do primeiro tempo, Burak Yilmaz, aos 41 minutos do primeiro tempo, e Umut Bulut, aos 51 do segundo tempo

SCHALKE 04: Hildebrand; Uchida, Howedes, Matip e Kolasinac; Hoger (Meyer), Neustadter (Fuchs), Farfan, Draxler e Michel Bastos; Pukki (Obasi)
Técnico: Jens Keller

GALATASARAY: Muslera; Eboué, Nounkeu, Semih (Gokhan Zan) e Riera; Felipe Melo, Selcuk, Hamit Altintop e Sneijder (Amrabat); Burak Yilimaz (Umut Bulut) e Drogba
Técnico: Fatih Terin