Futebol Internacional

Fundação do Real Madrid anuncia nova excursão para jovens brasileiros

Intuito do programa não é encontrar grandes talentos do esporte e recrutá-los para jogar no clube, mas sim promover a integração de diferentes culturas e ensinar valores

Gazeta Press

Os alojamentos dos garotos que vão para a Espanha e participam do programa Campus de Futbol Tecnificacion, ficam na Universidade Europeia de Madri

A Fundação Realmadrid anunciou uma parceria para levar crianças brasileiras - de nove a 17 anos - até o seu Centro de Treinamento na capital espanhola. A promoção do projeto Campusexperience foi apresentada nesta terça-feira na sede da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) e ainda conta com a participação da agência de viagens G6.


A excursão será realizada entre 13 e 28 de julho, sendo a maior parte deles na ‘Cidade do Real Madrid’, localizada em Valdebebas, onde as crianças poderão conhecer e vivenciar a rotina de um atleta, além de serem submetidas a uma dieta rigorosa, semelhante à dos jogadores de profissionais. Contudo, não está previsto o contato dos jovens com as estrelas do time profissional do clube espanhol.

Nos poucos dias de folga que têm, os garotos vão até Madri, onde irão conhecer o centro da cidade, acompanhados por monitores e guias e também ganham a chance de um passeio pelo Santiago Bernabéu e de pisar no gramado de um dos mais famosos estádios do mundo.

São dois tipos de programa: o Campus Futbol Interno e o Campus Futbol Tecnificacion. O primeiro é voltado para quem gosta muito do esporte e quer apenas aproveitar a chance de viver o dia a dia de uma grande estrela de um dos maiores times do mundo. Já o segundo vai além, e promete melhorar os fundamentos básicos dos participantes, que precisam passar por uma avaliação antes de serem aprovados para participarem do treinamento. O intuito do programa não é encontrar grandes talentos do esporte e recrutá-los para jogar nos merengues, mas sim promover a integração de diferentes culturas e ensinar valores do esporte e do clube, tais como liderança, companheirismo, tolerância, trabalho em equipe e humildade.

“Não podemos vender aos pais algo que não vamos cumprir. As crianças não vão para a Espanha para uma peneira do Real Madrid, ou para serem observadas. Claro que, se elas se destacarem muito, o pessoal de lá vai conversar com os pais, mas esta não é a ideia, a princípio”, afirma o diretor da G6, Caio Buchalla

Aproximadamente 50 brasileiros participaram do último intercâmbio, que foi realizado em julho de 2012 e que contou com crianças de 52 nacionalidades diferentes. A expectativa dos organizadores é que o número de representantes do Brasil só aumente nas próximas edições.

Para a responsável pelo programa no Brasil, Marta Iglesis, a experiência garante desenvolvimento e amadurecimento aos jovens como a qualidade de vida e a disciplina, além da grande troca de informações com pessoas de outros países.

“Os valores propagados pelo clube são assimilados e eles voltam mais maduros de si, com mais bagagem cultural. É uma experiência realmente formativa, eu tenho muito orgulho de representar o programa”, declara.

Para ver o filho embarcar nessa jornada cheia de atrativos, os pais têm que desembolsar 3.890 euros (aproximadamente R$10.200). O preço inclui todos os custos da viagem, incluindo comida, passagens, hospedagem e taxas de embarque.