Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Com apoio da fanática torcida, Dortmund encara Real no primeiro duelo da semifinal

Sem saber comportamento da torcida após notícia da transferência de Gotze para rival Bayern, Borussia Dortmund recebe Real Madrid, nesta quarta, às 15h45, no Iduna Park

postado em 24/04/2013 08:03 / atualizado em 23/04/2013 21:18

AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL

Campeões nacionais na temporada 2011/2012, Borussia Dortmund e Real Madrid perderam a hegemonia nacional para Bayern de Munique e Barcelona, que lideram os Campeonatos Alemão e Espanhol, respectivamente, nesta temporada – o Bayern já até levantou a taça da Bundesliga. Tentando mudar o foco na iminência dos vice-campeonatos em seus países, Dortmund e Real iniciam a disputa das semifinais da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

Em busca da construção de alguma vantagem para o confronto da próxima semana, que será realizado em Santiago Bernabéu, o Borussia Dortmund terá em campo o meia Mario Gotze, que foi negociado por 37 milhões de euros justamente com o rival Bayern de Munique. Mesmo vendido, o jogador de 20 anos permanecerá até o final da temporada europeia à disposição do técnico Jurgen Klopp.

Curiosamente, Borussia Dortmund e Real Madrid começaram a Liga dos Campeões no mesmo grupo da primeira fase. Nos confrontos diretos, o time alemão venceu por 2 a 1 dentro de casa, com gols de Lewandovski e Schmelzer – Cristiano Ronaldo descontou para os merengues. Em um dos jogos mais eletrizantes da primeira fase, em Madri, empate por 2 a 2, com gols marcados por Reus e Arbeloa, contra. Descontaram para o Real Pepe e Ozil, já aos 43 minutos do segundo tempo.

“Vencemos o Real Madrid por 2 a 1 na fase de grupos, e foi um grande jogo. Depois fomos até Madri e fizemos uma das nossas melhores exibições. Jogo aqui há seis anos e sei que os torcedores vão ser incansáveis no apoio à equipe, porque em Dortmund o Borussia é mais importante que qualquer outra coisa”, refletiu o meio-campista Kuba, um dos principais nomes do time alemão.

Esperando que Mario Gotze mantenha o foco nos compromissos do Borussia Dortmund na temporada 2012/2013, o técnico Jurgen Klopp tinha Lewandovski como única dúvida por conta de dores musculares na coxa direita, mas a recuperação rápida não fará do jogador desfalque diante do Real Madrid. No histórico do confronto, o clube alemão tem apenas 16% de vitórias contra 33¢ do Real Madrid e 50% de empates.

Se Klopp não conta com dúvidas para o compromisso, José Mourinho ainda mantém um jogador sem confirmação: o argentino Di María foi pai de uma menina na segunda-feira, mas o parto de sua esposa foi prematuro e de risco, fazendo com que o jogador se deslocasse para prestar assistência e mantivesse o comandante em dúvida. Sem problemas para confirmar a escalação, o treinador português quer “justiça” com o Real Madrid.

REUTERS/Ina Fassbender
“A confiança que tenho é que meus jogadores são muito bons a nível individual e coletivo. É uma equipe que joga junto há três anos e que tem uma dinâmica que garante qualidade. Eu gostaria muito que o futebol fizesse justiça com a gente, porque há dois anos fomos eliminados de forma injusta e na temporada passada nos pênaltis”, relembrou Mourinho, que pode estar vivendo seus últimos meses no comando do Real Madrid.

Para a partida, Mourinho manterá Kaká no banco de reservas e definirá de última hora se relaciona o ex-são-paulino Casemiro, dependendo apenas do veto a Di María. O lateral Marcelo, mesmo com problemas musculares e fora da partida, deu sua opinião sobre a partida: "Nós somos muito parecidos com o Borussia, porque eles não têm medo de atacar e, nesse aspecto, somos parecidos. Queremos chegar à final e estaremos preparados. Estamos muito unidos no vestiário e mostramos isso em campo”.

BORUSSIA DORMUND x REAL MADRID


Local: Signal Iduna Park, em Dortmund (Alemanha)
Data: 24 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)

BORUSSIA DORTMUND:
Weidenfeller; Piszczech, Subotic, Felipe Santana e Schmelzer; Bender, Gundogan, blaszczykowski, Gotze e Reus; Lewandovski
Técnico: Jungen Klopp

REAL MADRID:
Diego López; Sergio Ramos, Pepe, Varane e Fabio Coentrão; Xabi Aklonso, Khedira e Ozil; Di María, Cristiano Ronaldo e Higuaín
Técnico: José Mourinho