Futebol Internacional

Em cobrança de falta, brasileiro David Luiz dá vitória ao Chelsea sobre o Basel: 2 a 1

Jogo na Suíça estava empatado em 1 a 1 até o defensor dos Blues acertar chute no canto aos 48 do segundo tempo. Time londrino assegura boa vantagem na semifinal

Gazeta Press

Brasileiro David Luiz fez gol de falta no último minuto da partida e colocou Chelsea em vantagem



David Luiz faz de falta no fim e garante vantagem para o Chelsea Contra a surpresa suíça, fora de casa, o Chelsea conseguiu um bom resultado nesta, quinta-feira, graças ao brasileiro David Luiz, que fez um gol de falta aos 48 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória dos Blues por 2 a 1.

A vitória não foi fácil, mas começou a ser construída no início do jogo, aos 12 minutos, quando Moses abriu o placar para os visitantes. O Basel empatou a cionco minutos do fim do jogo, com Stock, mas viu David Luiz, aos 48, decretar a vitória dos favoritos. Agora, o Chelsea pode empatar o jogo na Inglaterra ou até perder por 1 a 0, já que fez dois gols fora de casa, que garante a classificação para a final da Liga Europa.

O jogo

Utilizando-se do fator casa, o Basel, apesar de não ser favorito, começou o jogo melhor. Logo aos três minutos, os anfitriões chegaram pela primeira vez com perigo. El Nenny colocou a bola na área após cobrança de escanteio ensaiada e ela quase entrou direto, assustando o goleiro Cech.

No entanto, o Chelsea mostrou eficiência e, na primeira chance que teve, marcou. Lampard cobrou escanteio da direita e o nigeriano Victor Moses subiu e escorou de cabeça para baixo. A bola pingou e passou por um zagueiro antes de entrar.

Quatro minutos depois, o Basel voltou a mostrar superioridade. Schar arriscou de longe e Cech espalmou. Na sequência, aos 17, Salah recebeu na entrada da área e viu seu chute explodir na zaga inglesa.

A partir de então, os Blues equilibraram as ações e chegaram perto de ampliar. Aos 33, Torres chutou de fora da área e obrigou Sommer a fazer grande defesa. Dois minutos depois, o goleiro segurou outro chute, desta vez de Ramires.

Na etapa complementar, os mandantes voltaram dispostos a empatar e melhoraram novamente. Aos 12, Streller perdeu a melhor chance do Basel, desperdiçando cabeceio após saída errada de Petr Cech.

O jogo perdeu em emoção nos minutos seguintes, ficando mais truncado e com o Basel procurando, sem sucesso, o gol de empate, mais que o Chelsea procurando aumentar, já que o resultado lhe era conveniente.

Porém, no final, o jogo voltou a ganhar ares dramáticos quando Azpilicueta derrubou Stocker na área e Schar bateu pênalti para empatar a partida.

Quando a partida se encaminhava para o empate, aos 48 minutos, David Luiz bateu falta no cantinho e fez o gol que deu a vitória e uma boa vantagem para o Chelsea, que agora joga por um empate no Stamford Bridge.

BASEL 1X2 CHELSEA

BASEL:
Sommer; P. Degen, Schar, Dragovic, Park; Die (Díaz), El-Nenny (Zoua); Salah (Degen), F. Frei, Stocker; Streller
Técnico:
Murat Yakin

CHELSEA:
Cech; Azpilicuelta, Terry, Ivanovic e Ashley Cole; David Luiz, Lampard (Oscar), Ramires, Hazard (Juan Mata) e Moses, Fernando Torres
Técnico: Rafa Benítez

Local:
Estádio Saint Jakob-Park, Basileia (Suíça)
Data: 25 de abril de 2013, quinta-feira
Árbitro: Pavel Kralovec (República Tcheca)
Assistentes: Roman Slyško e Martin Wilczek (República Tcheca)
Assistentes adicionais: Radek Píhoda e Michal Patak (República Tcheca)
Quarto árbitro: Antonin Kordula (República Tcheca)
Cartões Amarelos:
Schar, Degen e Dragovic (Basel); Ashley Cole e David Luiz (Chelsea);

GOLS

BASEL: Schar, aos 40min do segundo tempo;
CHELSEA: Moses, aos 12 min do primeiro tempo e David Luiz, aos 48min do segundo tempo