Futebol Internacional

Com apoio da torcida, Garcilaso vence Nacional e abre vantagem nas oitavas

Real Garcilaso domina partida e derrota Nacional, no Peru, por 1 a 0; equipe peruana joga por empate em Montevidéu para chegar às quartas de final da Libertadores

Gazeta Press

Gonzalo Bueno, do Nacional, em disputa de bola com Ivan Santillan, no Garcilaso de la Veja

No duelo que definirá o possível adversário do Grêmio nas quartas de final da Copa Libertadores da América, o Real Garcilaso deu um passo importante rumo à classificação na noite desta quinta-feira. Apoiado pela torcida que compareceu em bom número ao Garcilaso de la Veja, o time peruano bateu o tricampeão Nacional, por 1 a 0.


Os peruanos, caçulas na competição continental, apostavam na criatividade do armador paraguaio Fabio Ramos. A defesa uruguaia conseguia mostrava segurança, mas a pressão dos donos da casa aumentou e surtiu efeito ainda no primeiro tempo.

Já aos 36 minutos, Fabio Ramos mostrou categoria em cobrança de escanteio e encontrou o zagueiro Rolando Bogado sozinho no primeiro pau. O defensor cabeceou com estilo e acertou o ângulo superior esquerdo do goleiro Jorge Bava, que apenas observou a bola morrer no fundo do gol.

Na etapa complementar, o Nacional devolveu a pressão dos 45 minutos iniciais, mas levou grandes sustos nos contra-ataques em velocidade da equipe de Cusco. A apreensão nas arquibancadas aumentou, mas se transformou em alívio aos 48 minutos com o apito final do árbitro brasileiro Marcelo de Lima Henrique.

Com o bom resultado obtido em casa, o Real Garcilaso viaja para terras uruguaias podendo perder por um gol de diferença, desde que balance as redes adversárias. Já o Nacional precisa vencer por dois gols ou devolver o placar e levar a decisão no Parque Central, às 21h15 (de Brasília) do dia 9 de maio, às cobranças de pênalti.