Futebol Internacional

Espanhol: Real Madrid vence Osasuna em despedida do português José Mourinho

Sem destino definido, treinador deixa equipe merengue após três anos com vitória

Gazeta Press

Mourinho agradeceu torcida do Real

Em dia marcado por despedidas e desfalques, o Real Madrid não encontrou grandes dificuldades diante do Osasuna, neste sábado, no estádio Santiago Bernabéu. Mesmo sem o clube branco ter maiores pretensões no Campeonato Espanhol, o time comandado por José Mourinho conseguiu atuar com tranquilidade e triunfou por 4 a 2, em partida válida pela 38ª rodada


Sem contar com atletas como Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos, Fábio Coentrão e Xabi Alonso neste sábado, o Real Madrid foi liderado por Modric, Ozil, Di María e Higuaín. O atacante argentino, especulado para ser negociado com a Juventus, fez boa jogada aos 25 minutos e tocou na saída do goleiro Riesgo, abrindo o placar. Três minutos mais tarde, Essien, que retornará ao Chelsea após empréstimo de uma temporada, completou de cabeça.

Na etapa complementar, a história foi diferente e o time visitante conseguiu reação. Aos sete minutos, o meio-campista Roberto Torres diminuiu a vantagem da equipe branca. Cinco minutos mais tarde, Cejudo igualou o marcador. Contudo, Benzema, aos 24 minutos, e Callejón, aos 42 minutos, deram números finais ao jogo.

Com este resultado, o clube da capital encerrou a disputa do Campeonato Espanhol na segunda colocação, com 85 pontos. Campeão, com 97 pontos, o Barcelona ainda enfrenta o Málaga neste sábado e pode igualar o recorde de 100 pontos do Real Madrid. O Osasuna, por sua vez, ficou na 16ª colocação, com 39 pontos.

A temporada de despedida do técnico no Real Madrid foi marcada pelo fracasso. O time branco iniciou com o pé direto ao conquistar a Supercopa da Espanha sobre o Barcelona, em agosto, mas viu suas chances de ser bicampeão nacional ser minimizada cedo. Na Copa do Rei, saiu em vantagem diante do Atlético de Madrid na final, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1 com gol na prorrogação. Já na Liga dos Campeões, caiu diante do Borussia Dortmund nas semifinais.

O treinador português deixa a equipe espanhola sem conseguir cumprir sua meta de conquistar seu terceiro título da competição mais importante da Europa. Campeão com Porto (2004) e Internazionale (2010), Mourinho chegou com missão de conduzir o Real Madrid ao décimo título continental. Sob seu comando, o time branco foi eliminado em três semifinais consecutivas (Barcelona, Bayern de Munique e Borussia Dortmund.

A expectativa é de que Mourinho anuncie em breve seu retorno ao Chelsea, clube que treinou entre 2004 e 2007. Na agremiação britânica, o português se fixou como um dos principais técnicos do futebol mundial ao conquistar bicampeonato inglês, duas edições da Copa da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.