Futebol Internacional

Guardiola promete poucas mudanças e exalta o desafio de assumir o Bayern

"Meu tempo no Barça foi maravilhoso, mas precisava de um novo desafio", disse Pep

Gazeta Press

Acabaram as férias de Pep Guardiola. Após passar um ano sabático em Nova York, nos Estados Unidos, o ex-treinador do Barcelona finalmente foi apresentado como novo técnico do Bayern, nesta segunda-feira, em Munique. O evento contou com mais de 200 jornalistas, e o espanhol procurou responder a maioria das perguntas em alemão.


Guardiola disse que quer manter o nível da equipe, que foi campeã da tríplice coroa (Copa da Alemanha, Campeonato Alemão e Ligas dos Campeões da Europa).

“Heynckes fez um trabalho notável aqui e é uma honra sucedê-lo. Eu vou mudar algumas coisas, mas quero manter o nível de rendimento. Os jogadores do Bayern são diferentes dos do Barcelona. Eu é que tenho de me adaptar a eles. O sistema tanto faz, porque está em movimento”, disse o espanhol, que ainda explicou como será comandar um time que ganhou todos os títulos possíveis em 2012/13.

“Tenho que estar pronto para viver com essa realidade. Como treinador, sempre há uma pressão muito alta. Eu tenho isso claro, sou consciente dela e aceito esse grande desafio. Assumo uma equipe que fez coisas maravilhosas no ano passado, conquistando quatro títulos. Sei do que me espera”, afirmou, antes de completar: “Temos que jogar bem e vencer sempre”.

Ídolo do Barcelona como jogador, Guardiola se tornou ainda mais adorado pela torcida azul-grená como técnico. Em quatro anos no comando do Barça, conquistou 14 títulos, teve 78,8% de aproveitamento e fez seu time ter mais posse de bola que o adversário em todos os 247 jogos que esteve sentado no banco de reservas. Apesar de sua linda história no Camp Nou, decidiu abandonar o clube no meio do ano passado, após a eliminação para o Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

“Meu tempo no Barça foi maravilhoso, mas eu precisava de um novo desafio e o Bayern de Munique me deu essa oportunidade. É um presente estar aqui e estou pronto para dar o meu melhor. Tomara que seja um orgulho para todos”, afirmou Pep Guardiola, que ainda contou como será comandar o time bávaro contra a sua ex-equipe no amistoso do dia 24 de julho, na Allianz Arena.

“Não sei o que vou sentir. Será, certamente, um momento especial. Estou aqui, já passou o que fiz no Barça. Tenho certeza que será uma boa partida de preparação, já que logo nos espera a Supercopa da Alemanha contra o Dortmund”, explicou o treinador, que já comanda seu primeiro treinamento com os jogadores do Bayern na tarde desta quarta-feira, em Munique.