Futebol Internacional

Sem dificuldades, Seleção da Espanha vence o Equador por 2 a 0 em Guayaquil

Negredo e Cazorla fizeram os gols da vitória da Fúria no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Atacante Christian Benítez, recentemente falecido, foi homenageado

Gazeta Press

Jogo chegou a ser equilibrado em certos momentos, mas Espanha construiu vitória com facilidade

Em seu primeiro jogo depois de sucumbir diante do Brasil na final da Copa das Confederações, no último dia 30 de junho, a Espanha não encontrou maiores dificuldades contra o Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, nesta quarta-feira. Atuando sem alguns de seus principais jogadores, a seleção europeia triunfou por 2 a 0, com gols do centroavante Negredo e do meio-campista Santi Cazorla.


A partida em território equatoriano teve homenagem ao ex-atacante Christian Benítez, que morreu no último dia 29 de julho ao sofrer parada cardíaca. O embate sofreu paralisação aos 11 minutos, fazendo alusão ao número que o atleta utilizava em sua camisa nas oportunidades em que defendeu a seleção sul-americana.

A Espanha volta a entrar em campo no próximo dia 6 de setembro, às 15h30 (de Brasília), quando mede forças com a Finlândia, no Estádio Olímpico de Helsinque, em partida válida pelas Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a seleção comandada por Vicente Del Bosque ocupa a primeira colocação na tabela de classificação do Grupo I, com 11 pontos, e estaria garantida na competição em território brasileiro.

No mesmo dia, o Equador enfrenta a Colômbia, em jogo sem local definido. O confronto é válido pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas, onde o time comandado por Reinaldo Rueda ocupa a terceira posição, com 21 pontos, e também teria presença certa no Mundial de 2014.

O jogo

Equilibrado, o confronto foi disputado em bom ritmo durante a primeira etapa. Logo aos dois minutos, o meio-campista David Silva aproveitou sobra de bola na área e tocou no canto direito, mas acabou acertando a trave do goleiro Máximo Banguera. Aos 21 minutos, foi a vez de Andrés Iniesta finalizar na trave adversária.

Sem contar com Xavi, Piqué, Puyol, Pedro e Fábregas, os atuais campeões mundiais marcaram três minutos mais tarde. Após tabelar com David Silva, Cazorla arriscou chute da entrada da área e exigiu boa defesa de Banguera. A bola sobrou nos pés do próprio meio-campista, que cruzou para Negredo completar para o fundo das redes.

Embalado pela torcida local, o Equador mostrava criatividade no meio-campo e conseguia chegar ao sistema defensivo adversário. No entanto, a seleção da casa tinha dificuldade na hora da finalização, fracassando na tentativa de conquistar o empate. A melhor oportunidade foi com o volante Castillo, aos 46 minutos, mas Casillas evitou o gol com bela defesa.

Na etapa complementar, os anfitriões passaram perto de empatar aos 16 minutos. O Equador saiu em rápida jogada de contra-ataque e o volante Noboa cruzou para o meio-campista Valencia. O jogador do Emelec chegou bem para finalizar, mas acertou cabeceio na trave do goleiro espanhol.

No entanto, a investida ofensiva custou caro aos equatorianos. Um minuto mais tarde, o lateral direito Álvaro Arbeloa lançou o atacante Tello, que escorou de calcanhar para Cazorla. O meio-campista dominou de perna esquerda, invadiu a área e acertou o canto direito, dando números finais ao jogo.