Futebol Internacional

Jonathan comemora bom momento na Inter e ainda sonha com a Seleção

Defensor superou as lesões e conquistou a titularidade na Inter de Milão

Thiago Madureira

Jonathan: destaque na Gazzetta dello Sport
O tempo curto para o início da Copa do Mundo no Brasil (nove meses) e a ausência nas convocações da Seleção Brasileira poderiam deixar qualquer jogador desacreditado quanto à presença no próximo Mundial. Mas a esperança do lateral-direito Jonathan, formado no Cruzeiro e hoje na Inter, de estar na lista final de Felipão se deve, sobretudo, a dois fatores complementares.


O primeiro é a falta de um reserva para Daniel Alves. Hoje, o substituto imediato do jogador do Barcelona é Maicon, da Roma, que está contundido e pouco jogou na última temporada. Até Jean, meio-campo do Fluminense, já foi chamado para a posição. Já o segundo motivo diz respeito ao seu momento na Inter. Jonathan conseguiu superar as lesões que atrapalharam boa parte da carreira e, enfim, se firmou no time de Milão - assim como ele, outro que parece correr por fora é Rafinha, titular do Bayern de Guardiola.

Dos seis primeiros jogos da Inter neste Campeonato Italiano, o camisa 2 foi titular em cinco – ficou no banco no confronto contra o Cagliari, nesse fim de semana. Marcou um belo gol na partida contra a Fiorentina, na quinta rodada, que lhe rendeu a capa da Gazzetta dello Sport.

“Agora estou tendo a sequência de jogos que preciso. Com o técnico Mazzari, estou ganhando confiança. Comecei muito bem a temporada aqui na Europa e espero continuar crescendo”, destacou o esperançoso lateral, que sonha com a camisa amarelinha.

“Sei que Parreira e Felipão estão acompanhando os jogadores que atuam no futebol europeu. Estou trabalhando forte, sei da dificuldade porque temos grandes jogadores na posição, mas caso a oportunidade apareça estarei preparado para assumir essa responsabilidade”, frisou o lateral, destacando sua evolução na Inter.

“Aqui, o jogo é muito mais pegado e corrido do que no Brasil. O futebol brasileiro é muito cadenciado. Na Itália, os times são mais táticos. Aprendi e melhorei muito taticamente na Inter de Milão”, avalia.

Na Itália, Jonathan foi emprestado ao Parma para depois retornar à Inter de Milão


Lesões

Pubalgia, edema, estiramento. A lista de lesões que o ex-cruzeirense sofreu é extensa. Na Itália, os problemas diminuíram graças a uma “palmilha ortopédica salvadora”. “Virou minha parceira (palmilha) aqui na Itália. Utilizo-a em todos os treinamentos e jogos. Sinto muito mais confiança”, explicou.

Segundo ele, a palmilha corrige o movimento da passada, evitando desgastes e lesões musculares. “Estava sobrecarregando os músculos da minha coxa. A palmilha amortece e ajusta os movimentos”.

Cruzeiro

Na base, o lateral-direito Jonathan foi campeão pela Seleção Brasileira
Revelado pelo Cruzeiro em 2005, Jonathan ainda guarda boas lembranças do clube.“Os tempos de Cruzeiro foram maravilhosos. Ganhei alguns estaduais e cheguei a uma final de Libertadores. Ainda tenho amigos no clube”, destaca o lateral, que segue acompanhando o Cruzeiro na Itália.

“Dá para acompanhar. Vejo alguns jogos pela TV e acompanho também pela internet. O time vive um grande momento. Tem tudo para conquistar o Campeonato Brasileiro”.

Questionado sobre a derrota na decisão da Copa Libertadores de 2009, Jonathan disse que nenhum fator externo atrapalhou o time antes da decisão. “Falam muito sobre discussão, grupo rachado, mas não teve nada disso. São boatos”. O problema foi outro segundo o jogador. “Fizemos um gol e pensamos que já éramos campeões. Os gols do Estudiantes deram um baque na gente. Não conseguimos reagir”, resumiu.