Futebol Internacional

Segundo jornal, EUA investigam ligação entre narcotráfico e amistosos promovidos por Messi

Cartel colombiano e organizadores teriam usado jogos para lavagem de dinheiro

Gazeta Press

Jornal madrilenho El Mundo noticia possível irregularidade em amistosos beneficentes de Lionel Messi

Uma investigação da polícia dos Estados Unidos investiga os amistosos promovidos por Lionel Messi por possível relação destes com o narcotráfico. Segundo o jornal El Mundo, autoridades norte-americanas suspeitam que os empresários organizadores do evento tenham contato com um cartel mexicano.


O cartel Los Valencia teria entrado em contato com os empresários, todos colombianos, para realizar os amistosos. O plano seria lavar dinheiro da organização criminosa por meio de pagamentos fictícios. A este contexto soma-se a investigação espanhola sobre os jogos ‘Amigos de Messi’.

A averiguação é feita para saber se os atletas convidados cobraram por sua participação. Se for este o caso, haveria um delito fiscal por parte dos atletas, que precisam declarar os rendimentos na Espanha. Os fundos arrecadados deveriam ser destinados a projetos sociais, mas em alguns casos isso não teria acontecido.

Organizados pela Fundação Leo Messi, os amistosos são realizados em diversos países sul-americanos, incluindo a Colômbia. A polícia norte-americana suspeita que, mesmo não sabendo da lavagem de dinheiro, os atletas tenham tido relações amigáveis com o cartel colombiano.