Futebol Internacional

Borussia vence na despedida de Jürgen Klopp; Hamburgo jogará repescagem para não cair

Antes da bola rolar, torcedores fizeram um mosaico em homenagem ao treinador

Agência Estado

Borussia venceu na comovente despedida do técnico Jürgen Klopp, que tem nome sondado no Real Madrid
Se o título já estava na mãos do Bayern de Munique desde o início do mês, a última rodada do Campeonato Alemão reservou muitas emoções para outros grandes clubes do país. Em Dortmund, por exemplo, o Borussia venceu na comovente despedida do técnico Jürgen Klopp. Na parte de baixo da tabela, o Stuttgart conseguiu se salvar da queda, enquanto o Hamburgo terá que jogar uma repescagem para permanecer na elite.


Sem maiores pretensões na tabela, a torcida do Borussia Dortmund lotou o Signal Iduna Park para homenagear Klopp e viu a equipe bater o Werder Bremen por 2 a 0. Antes mesmo da bola rolar, as arquibancadas já faziam um mosaico com o rosto do treinador e os dizeres "obrigado, Jürgen". O técnico é considerado um dos maiores da história do clube, onde estava desde 2008 e que levou a dois títulos alemães e um da Copa da Alemanha, além da decisão da Liga dos Campeões de 2013, perdida para o rival Bayern de Munique.

Em campo, os jogadores pareceram dispostos a dar uma despedida digna da história de Klopp e foram para cima logo no início. Aos 14 minutos, saiu o primeiro gol. Após saída de bola errada do Werder, Gündogan roubou, driblou o marcador e tocou para Kagawa, que teve frieza para ajeitar para a canhota e tocar cruzado.

Somente dois minutos depois, Aubameyang empatou. Ele tabelou com Kagawa, saiu de frente para o goleiro e finalizou com categoria. Aos 25, no entanto, quem errou na saída foi o Borussia. Öztunali aproveitou ótima troca de passes, deu belo drible no marcador e diminuiu para o Werder.

Ainda no primeiro tempo, aos 41, Kagawa puxou rápido contra-ataque e deu lançamento perfeito para Mkhitaryan, que foi melhor ainda no domínio e no toque por cobertura, para matar o goleiro. Na etapa final, Selassie ainda diminuiu, mas a festa do Dortmund já estava garantida.

HAMBURGO EM PERIGO - Outro tradicional clube alemão, o Hamburgo terá que disputar a repescagem pelo segundo ano consecutivo para não cair para a segunda divisão. Se em 2014 a equipe passou pelo Greuther Furth para permanecer na elite, terá novamente que enfrentar um adversário da divisão inferior, mesmo após a vitória por 2 a 0 sobre o Schalke 04, em casa, neste sábado.

Os gols de Olic e Rajkovic selaram o destino do time, que poderia ser ainda pior caso o Freiburg tivesse arrancado um empate diante do Hannover fora de casa - perdeu por 2 a 1. Com os resultados, o Hamburgo terminou na 16.ª posição, com 35 pontos, um à frente do rebaixado Freiburg.

STUTTGART SE SALVA - Depois de ser considerado praticamente rebaixado nas últimas rodadas, o Stuttgart se manteve na primeira divisão de maneira emocionante. Saiu atrás do Paderborn mas virou e venceu por 2 a 1, chegando aos 36 pontos, em 14.º. O lanterna Paderborn está rebaixado.

OUTROS RESULTADOS - Ainda neste sábado de rodada completa, o Bayern de Munique venceu o jogo da festa diante do Mainz por 2 a 0, com gols de Lewandowski e Schweinsteiger. O vice-campeão Wolfsburg, por sua vez, não passou de um empate por 2 a 2 diante do Colônia fora de casa.

Os outros resultados do dia foram: Borussia Mönchengladbach 1 x 3 Augsburg, Eintracht Frankfurt 2 x 1 Bayer Leverkusen e Hoffenheim 2 x 1 Hertha Berlin.

Torcedores do Borussia lotaram o Signal Iduna Park para homenagear o treinador Klopp