Futebol Internacional

Sorteio da Liga dos Campeões põe Real e PSG no mesmo grupo; Barcelona encara Bayer e Roma

Juventus e City caem em chave mais equilibrada,com Monchengladbach e Sevilla

Agência Estado

Carles Puyol foi um dos representantes do Barcelona, atual campeão, no sorteio desta quinta, em Mônaco

Os grupos da Liga dos Campeões da Europa estão definidos. Nesta quinta-feira, sorteio realizado em Mônaco, na França, definiu que Real Madrid e Paris Saint-Germain vão se enfrentar logo na fase de grupos do torneio continental, assim como Arsenal e Bayern de Munique. Além disso, Juventus, Manchester City e Sevilla vão compor a chave que parece ser a mais equilibrada da competição.


A novidade no sorteio desta edição da Liga dos Campeões foi uma mudança em relação aos cabeças de chave do torneio. A Uefa optou por deixar o uso do seu coeficiente de lado, cedendo a honraria de liderar as chaves a campeões nacionais das principais ligas e também ao vencedor da última edição do torneio. Assim, os cabeças de chave são: Barcelona (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Juventus (Itália), Paris Saint-Germain (França), Zenit (Rússia) e PSV (Holanda).

Isso levou o Real Madrid, o maior vencedor da história da Liga dos Campeões, a não ser um dos cabeças de chave. E quem acabou sendo "premiado" para contar com o gigante no seu grupo foi o Paris Saint-Germain, que ainda busca o seu primeiro título do principal torneio do futebol europeu. O Grupo A, com os dois clubes, também conta com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o sueco Malmö.

Finalista da última Liga dos Campeões, a Juventus está no Grupo D, que conta com clubes de ligas tradicionais, caso do inglês Manchester City, do espanhol Sevilla, que se garantiu no torneio por ter vencido a última edição da Liga Europa, e do alemão Borussia Mönchengladbach.

O sorteio desta quinta também determinou que gigantes da Alemanha e da Inglaterra vão duelar já na fase de grupos, na chave F. O Bayern de Munique lidera este grupo, para o qual também foi sorteado o Arsenal. E os outros times da chave vão ser o Olympiacos e o Dínamo Zagreb.

O Barcelona, que defenderá o título conquistado na última temporada, está no Grupo E, tendo pela frente um clube alemão, o Bayer Leverkusen, um italiano, a Roma, e o bielo-russo BATE Borisov.

Na mesma condição do Real Madrid, o Manchester United, de volta à Liga dos Campeões acabou caindo em um grupo que não é considerado dos mais difíceis, mesmo liderado pelo PSV e que também contra com o CSKA Moscou e o Wolfsburg.

O Chelsea também caiu em uma chave que não deve lhe causar maiores problemas. O clube londrino é o cabeça de chave do Grupo G, que também conta com Porto, Dínamo de Kiev e Maccabi Tel-Aviv.

As seis rodadas da fase de grupos da Liga dos Campeões serão disputadas entre os dias 15 de setembro e 9 de dezembro. Já a decisão do torneio está marcada para 28 de maio de 2016, no San Siro, em Milão.

Confira os grupos da Liga dos Campeões:

Grupo A: Paris Saint-Germain, Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Malmö.

Grupo B: PSV, Manchester United, CSKA Moscou, Wolfsburg.

Grupo C: Benfica, Atlético de Madrid, Galatasaray, Astana.

Grupo D: Juventus, Manchester City, Sevilla, Borussia Mönchengladbach.

Grupo E: Barcelona, Bayer Leverkusen, Roma, BATE Borisov.

Grupo F: Bayern de Munique, Arsenal, Olympiacos, Dínamo Zagreb.

Grupo G: Chelsea, Porto, Dínamo de Kiev, Maccabi Tel-Aviv.

Grupo H: Zenit, Valencia, Lyon, Gent.