Futebol Internacional

Lennart Johansson, ex-presidente da Uefa, diz não ter sido informado de quantia paga a Platini

Mandatário era membro do comitê executivo da Fifa na época do acordo

Gazeta Press

Michel Platini substituiu Lennart Johansson na presidência da Uefa em janeiro de 2007
Ao que tudo indica, Michel Platini não deve explicações apenas às autoridades da Suíça. Nesta terça-feira, o ex-presidente da Uefa, Lennart Johansson, disse que a entidade europeia e a Fifa nunca foram comunicadas sobre os 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8 milhões) pagos ao atual mandatário por Joseph Blatter.


“Eu era membro do comitê executivo da Fifa na época e o Blatter deveria ter reportado isso a nós, mas nunca o fez. Eu nunca ouvi falar sobre este acordo na Fifa”, explicou Johansson, presidente da Uefa entre 1990 e 2007.

Sob investigação, a dupla recebeu uma suspensão de 90 dias do Comitê de Ética da Fifa. As autoridades apuram que a quantia teria sido transferida de Blatter para Platini em 2011. Segundo o francês, atual mandatário da Uefa, o pagamento foi recebido pelos serviços prestados ao suíço entre 1999 e 2002. Platini alega que o atraso de 9 anos seria decorrência da instabilidade financeira da Fifa.

“É muito dinheiro, não é um valor qualquer. Por intermédio da imprensa, soube que o Platini alega ter atuado sob contrato com a Fifa. Eu creio que isso deveria ter sido reportado à Uefa. Eu teria dito isso: ‘Tenho um contrato com o Blatter que vocês podem criticar. Mas esta é a verdade, eu recebi este dinheiro e vocês devem saber disso’. Eu teria comunicado aos executivos”, comentou Johansson, por fim.