Futebol Internacional

Indicação de Neymar à Bola de Ouro da Fifa rende bônus de dois milhões de euros ao Santos

Contrato da venda do jogador ao Barcelona previa prêmio caso ele fosse indicado

Agência Estado

Transferência de Neymar para o Barcelona pode ter custado cerca de 87 milhões de euros
Nesta segunda-feira, a indicação de Neymar à final da Bola de Ouro da Fifa, entregue ao melhor jogador do mundo em 2015, foi recebida com alegria no Santos. Isso porque, segundo o contrato de venda assinado com o Barcelona em 2013, ficou acordado que o time da Vila receberia 2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões) no caso da indicação do jogador.


Com isso, o Santos ganha um bônus na transferência, que ficou marcada como uma das mais polêmicas da história do futebol. De início, o Barcelona havia anunciado que desembolsou 57 milhões de euros pelo atacante. Porém, suspeita-se de uma série de pagamentos externos ao pai de Neymar e suas empresas, que podem aumentar o valor da transação em mais de 30 milhões de euros. Recentemente, o Santos chegou até a pedir a suspensão do jogador.

O melhor jogador do mundo de 2015 será revelado em cerimônia no dia 11 de janeiro de 2016. Com Neymar, concorrem os "hegemônicos" Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Desde 2007, com Kaká, um brasileiro não é escolhido como o melhor do mundo. Antes dele, Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho haviam alcançado o feito.

Além de Neymar, outro brasileiro também aguardará um prêmio em 11 de janeiro: trata-se de Wendell Lira, ex-jogador do Goianésia e atualmente no Vila Nova, que concorre ao Prêmio Puskas, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. O brasileiro também está entre os três finalistas, ao lado de Messi, do Barcelona, e Florenzi, da Roma.