Superesportes

EUROCOPA

Quaresma marca, Portugal bate Croácia e conquista classificação dramática na Eurocopa

Atacante saiu do banco para marcar o gol que levou Portugal para as quartas de final

Gazeta Press
Ronaldo quase marcou o gol da classificação, mas parou em Subasic, que deixou o rebote para Quaresma - Foto: AFP / FRANCOIS LO PRESTI
Em um jogo morno, que salvou toda a emoção para os minutos finais da prorrogação, Portugal conseguiu de maneira dramática a vaga nas quartas de final da Eurocopa após vencer a Croácia por 1 a 0, com gol de Quaresma a quatro minutos das penalidades máximas.

O confronto tinha tudo para ser eletrizanteEntretanto, o que se viu foi uma partida parada, um futebol truncado e atuações decepcionantesNo tempo normal, nenhuma das equipes conseguiu finalizar no golA estatística parecia se manter na prorrogação, mas os cinco minutos finais deixaram o coração de portugueses e croatas na boca, e definiram a permanência lusa no torneio.

Os astros do Real Madrid deixaram a desejar para o torcedor que tinha grandes expectativas para o confrontoDo lado da Croácia, o meia Modric apareceu pouco, apenas com cortes ou passes pontuais no meio de campoO português Cristiano Ronaldo, sempre na artilharia dos torneios que disputa, também decepcionou com uma atuação sem brilhoRestou a Quaresma marcar para sua seleção e garantir o avanço para as quartas de final, contra Polônia.

O jogo – A bola começou a rolar em posse da CroáciaModric tentou o primeiro passe pela esquerda, com Perisic, mas acabou forçando demais e mandando pela linha lateral.

Aos cinco minutos, Rakitic avançou em velocidade pelo meio e lançou para o atacante Mandzukic, mas Rui Patrício ficou com a bola após desvio de Pepe.

Aos 18, os portugueses chegaram pressionando no ataque, com troca de passes entre Cristiano Ronaldo, André Gomes e Raphael GuerreiroO lateral cruzou para a área, mas o zagueiro Corluka afastou o perigo.

Aos 24 minutos, boa chance para PortugalApós a cobrança de fala de Guerreiro, Pepe subiu sozinho para cabecear, mas mandou por cima da metaNos minutos finais, os portugueses agiram com mais agressividade e fizeram muitas faltas nos adversários.

A Croácia dominou o primeiro tempo em termos de posse de bola: foram 62% para os croatas, contra 38% para os portugueses
Entretanto, apesar dos números, não criaram boas oportunidades de golO jogo foi pouco movimentado na primeira etapa, marcado por muitos erros – tanto nos passes como nas finalizações – e pouca criatividade.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Srna cobrou falta pela direita e Vida subiu para cabecearO zagueiro pegou bem e quase conseguiu abrir o placar para a Croácia, mas a bola passou por fora do gol, com muito perigoEsta foi a melhor chance dos croatas em toda a partida.

Aos 21, Cristiano Ronaldo recebeu, na grande área, grande lançamento de William CarvalhoO astro conseguiu dominar de peito, mas Vida desarmou o jogador e, assim, afastou a bola em uma das poucas vezes em que Portugal chegou perto da meta.

No último lance do tempo normal, o torcedor croata fez muito barulho para o escanteioRakitic cobrou na primeira trave e Cristiano Ronaldo fez o corte.

Gol foi anotado faltando 4 minutos para o fim do jogo - Foto: AFP / FRANCOIS LO PRESTI O primeiro tempo da prorrogação seguiu da mesma forma: pouca criatividade e muita dificuldade de ambas as seleções em organizar passes e construir jogadasA melhor oportunidade de marcar foi de Kalinic, aos seis minutosO atacante recebeu na frente, contou falha de Fonte na marcação e, na hora de finalizar, chutou mal, completamente sem direção.

Ao que parece, todas as emoções ficaram reservadas para o segundo tempo da prorrogaçãoAos dez minutos, Perisic se infiltrou pela esquerda e conseguiu cruzamento para a área, mas não encontrou ninguém para finalizar, configurando um desperdício doído para a CroáciaNo lance seguinte, mais pressão croata com o cabeceio de Perisic, salvo pelo goleiro Rui Patrício.

No entanto, no minuto seguinte, Renato Sanches disparou pelo meio no contra-ataque
Ele abriu com Nani à direita, que encontrou Cristiano Ronaldo na áreaO ídolo bateu cruzado, e o goleiro Subasic se desdobrou para fazer excelente defesaO rebote, entretanto, sobrou para Quaresma que, livre, marcou para Portugal e definiu a partida.

FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 0 x 1 PORTUGAL

Local:
Estádio Bollaert-Delelis, em Lens (França)
Data: 25 de junho de 2016, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso (Espanha) e Juan Yuste (Espanha)
Gol: Quaresma aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação

CROÁCIA: Subasic; Srna, Corluka (Kramaric), Vida e Strinic; Brozovic, Modric, Rakitic (Pjaca), Badelj e Perisic; Mandzukic (Kalinic)
Técnico: Ante Cacic

PORTUGAL: Rui Patricio; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; João Mario (Quaresma), Adrien Silva (Danilo Pereira), William Carvalho e André Gomes (Renato Sanches); Nani e Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos