Superesportes

EUROCOPA

Oitavas de final da Eurocopa classificam dois novatos e eliminam duas potências

Fase de quartas de final terá duas equipes que nunca haviam jogado a competição

Agência Estado
Islândia superou Inglaterra nas oitavas e enfrentará os anfitriões na próxima etapa da Euro - Foto: AFP / BERTRAND LANGL

O Velho Continente já conhece as oito melhores equipes da edição 2016 da EurocopaA fase de quartas de final terá duas equipes que nunca haviam jogado a competição, enquanto que duas potências caíram nas oitavas de finalA coincidência é que cada uma das oito equipes ainda vivas está em um grupo diferente nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

País de Gales estava só no pote 4 do sorteio das Eliminatórias da Eurocopa, realizado em 2014, enquanto a Islândia (assim como Irlanda do Norte e Albânia, que também se classificaram) estava no pote 5Mesmo longe de serem favoritas, conseguiram uma vaga no torneio na França, onde também compunham o grupo mais fraco do sorteio.

Para chegar às quartas, os galeses deixaram para trás Bósnia-Herzegovina, Israel, Chipre, Andorra (nas Eliminatórias), Inglaterra, Eslováquia, Rússia (na primeira fase da Euro) e, nas oitavas, tiraram a Irlanda do Norte.

Já a Islândia superou Turquia, Holanda, Casaquistão, Letônia (nas Eliminatórias), Portugal, Áustria (nas primeira fase) e, finalmente, a InglaterraNas quartas, o duelo será contra a França, enquanto o País de Gales desafia a Bélgica.

Outra surpresa é a Polônia, que tirou a Suíça nas quartas e vai desafiar PortugalItália e Alemanha fazem um clássico de equipes que, juntas, somam nove títulos de Copa do MundoEspanha e Inglaterra, cada uma dona de uma taça, ficaram nas oitavas.

O curioso é que os oito times que chegaram às quartas de final podem estar juntas na Copa do MundoCada um deles está num dos nove grupos das EliminatóriasA Islândia está num grupo parelho contra Croácia, Ucrânia, Turquia e as zebras Finlândia e KosovoItália e Espanha estão na mesma chave, assim como França e Holanda.