Superesportes

CAMPEONATO ITALIANO

Técnico do Napoli é eleito o melhor da última temporada do Campeonato Italiano

Apesar do domínio da Juventus, Maurizio Sarri fatura prêmio Panchina d'Oro

Agência Estado
Maurizio Sarri ganha prêmio na Itália em eleição feita com os próprios treinadores - Foto: AFP
Apesar da hegemonia da Juventus em território nacional, o técnico do Napoli foi escolhido o melhor do Campeonato Italiano da última temporada. Nesta segunda-feira, Maurizio Sarri recebeu o prêmio Panchina d'Oro (Banco de Ouro), dado anualmente ao melhor treinador da competição.
O prêmio é entregue desde a temporada 1990/1991 e já teve vencedores como Fabio Capello, Marcelo Lippi, Carlo Ancelotti e José Mourinho. A votação é realizada entre os próprios técnicos, motivo pelo qual Zarri ficou especialmente satisfeito nesta segunda.

"Normalmente, receber um prêmio não me dá satisfação particular, já que considero que é uma perda de tempo de trabalho. Mas este me dá entusiasmo e felicidade, e eu acredito que isso aconteça porque é uma decisão tomada por meus colegas", celebrou.

Zarri recebeu 25 dos 61 votos, três a mais que Massimiliano Allegri, da Juventus, que levou o prêmio na temporada anterior. O técnico do Napoli, aliás, quebrou uma sequência de quatro conquistas seguidas de treinadores do time de Turim, já que Antonio Conte foi o eleito em 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014.

Esta é a primeira vez que um treinador do Napoli conquista o prêmio. Zarri já havia vencido a Panchina d'Argento (Banco de Prata) em 2013/2014, quando comandava o Empoli. Este troféu é entregue ao melhor técnico da segunda divisão italiana, e na última temporada foi vencido por Ivan Juric por seu trabalho à frente do Crotone.