Superesportes

FUTEBOL INTERNACIONAL

Chefe de comunicação do Spartak Moscou é multado após vídeo considerado racista

Postagem rendeu multa de 20 mil rublos ao chefe de comunicação do clube

Agência Estado
Brasileiro Fernando, volante do Spartak, foi um dos brasileiros que aparecem nas imagens do vídeo - Foto: AFP/Yuri KADOBNOV
O chefe do departamento de comunicação do Spartak Moscou, Leonid Takhtenberg, foi multado nesta terça-feira pela Federação de Futebol da Rússia por causa do vídeo considerado racista que foi postado nas redes sociais do clube, há dez dias.

O vídeo página oficial do clube no Twitter mostrava jogadores brasileiros se aquecendo, antes do treinamento, e tinha a mensagem: "Vejam como chocolate derrete no sol". Os brasileiros da imagem são Luiz Adriano, Pedro Rocha e Fernando. A postagem criou polêmica e fez o clube russo ser acusado de racismo por muitos torcedores.

A postagem rendeu uma multa de 20 mil rublos (cerca de R$ 1,1 mil) ao chefe do departamento de comunicação do clube, responsável pelas postagens do clube nas redes sociais. Além disso, a Federação Russa advertiu o jogador Georgy Dzhikiya, que foi quem fez a postagem do polêmico vídeo.

Após a repercussão negativa das imagens, o Spartak apagou o vídeo de suas redes sociais e postou um outro em que o volante Fernando diz que não houve racismo por parte dos russos.

No ano passado, o Spartak também esteve envolvido em polêmica sobre racismo por pelo menos outras duas vezes. Na decisão da Supercopa da Rússia, o goleiro brasileiro naturalizado russo Guilherme, do Lokomotiv, também foi vítima da torcida do clube, que cantou para ele: "Banana, banana mama. Para que diabos a seleção russa precisa de um macaco?".

Em setembro, a torcida do clube russo ofendeu o senegalês Sadio Mané fazendo sons de macaco sempre que ele tocava na bola, na partida contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões..