Superesportes

FUTEBOL INTERNACIONAL

Uefa apresenta denúncia por racismo e Lyon pode ser suspenso por um ano

Denúncias anunciadas pela Uefa nesta segunda podem trazer prejuízo ao time

Agência Estado
Episódios ocorreram na partida diante do CSKA, pela Liga Europa, na última quinta-feira - Foto: JEAN-PHILIPPE KSIAZEK/AFP
Um dia após protagonizar cenas de pancadaria com o Olympique de Marselha no domingo, o Lyon voltou a ser notícia nesta segunda-feira por um motivo negativo. O clube francês foi denunciado pela Uefa devido ao "comportamento racista" de parte de sua torcida em jogo da Liga Europa, na semana passada.

O Lyon também foi denunciado por "distúrbios causados pelos torcedores" no mesmo duelo com o CSKA Moscou, na quinta-feira passada. O time francês foi eliminado da competição naquela partida, o que acabou com o sonho do time de jogar a final em seu próprio estádio nesta temporada.

As denúncias anunciadas pela Uefa nesta segunda-feira podem trazer forte prejuízo ao time. O Lyon pode sofrer suspensões com duração de até um ano porque está em período probatório de dois anos, iniciado em abril do ano passado, quando a Uefa denunciou o clube por desordens causadas por sua torcida, em outro jogo da Liga Europa, contra o Besiktas.

Eliminado da atual edição da Liga Europa, o Lyon agora tenta obter a vaga para competir na próxima edição da segunda maior competição europeia de clubes - está atrás da Liga dos Campeões.

No momento, o time é o quarto colocado do Campeonato Francês, de olho na terceira posição, que pertence atualmente ao Olympique de Marselha. A colocação dá lugar na fases preliminares da Liga dos Campeões. Já a quarta posição garante vaga na fase de grupos da Liga Europa..