Superesportes

SELEÇÃO INGLESA

Ex-técnico da Seleção feminina da Inglaterra ameaçou funcionária da Uefa

Ele foi alvo de um inquérito por seu comportamento nas semifinais da Eurocopa Feminina

Agência Estado
De acordo com informações da Uefa, Sampson foi "abusivo verbalmente" com funcionária - Foto: AFP / Daniel MIHAILESCU
A Uefa revelou nesta sexta-feira que realizou no ano passado uma investigação sobre delitos cometidos pelo ex-técnico da Seleção Inglesa feminina de futebol, Mark Sampson. Ele foi alvo de um inquérito por seu comportamento nas semifinais da Eurocopa Feminina, em agosto do ano passado, após a derrota de sua equipe para a Holanda, por 3 a 0.

De acordo com as informações divulgadas pela Uefa, Sampson, primeiramente, foi "abusivo verbalmente" com a diretora da sede, dizendo para ela: "É melhor você sentar".

Após o apito final, então, a ira do então técnico da Seleção foi destinada à delegada de arbitragem da partida, Fijke Hoogendijk. Do lado de fora do vestiário dos árbitros, ele "se aproximou dela e gritou com uma linguagem corporal agressiva", de acordo com a investigação.

Sampson chamou Hoogendijk de "desgraça" e, então, "pegou uma barra de metal e a levantou sobre sua cabeça agressivamente, antes de jogá-la contra o chão". "Fijke estava preocupada que ele fosse agredi-la. Ela se sentiu intimidada e ofendida pelas ações", apontou a Uefa.

A FA negou-se a comentar o caso nesta sexta-feira. A investigação só foi liberada agora, mas terminou em setembro, com a suspensão de Sampson por três partidas, anunciada pela Uefa no dia 21, um dia depois de o treinador ser demitido da Seleção.

A dispensa de Sampson, no entanto, aconteceu por outro escândalo. O treinador foi acusado de praticar bullying e racismo contra diversas jogadoras que comandou ao longo da carreira..