Superesportes

FUTEBOL INTERNACIONAL

Firmino exalta Klopp no Liverpool e já sonha com gol na Copa do Mundo

Atacante não escondeu ansiedade para ser confirmado na lista do técnico Tite

Agência Estado
Firmino, uma das esperanças de gols do Liverpool, tem se destacado sob comando do técnico Klopp - Foto: AFP / Oli SCARFF
Após dez anos, o Liverpool voltará a disputar uma semifinal de Liga dos Campeões nesta terça-feira. E tem no brasileiro Roberto Firmino uma das esperanças de gol contra a Roma, no Anfield Road. No auge de sua carreira, o atacante de 26 anos aposta no entrosamento com o artilheiro Mohamed Salah e no bom ambiente dentro do clube para ajudar o tradicional time inglês a alcançar a grande final da principal competição da Europa, de olho no sexto título.

Nesta entrevista exclusiva ao Estado, às vésperas do jogo de ida contra o time italiano, o jogador brasileiro atribui a boa fase do clube ao trabalho do técnico Jürgen Klopp. "O Liverpool tem a cara dele", afirmou o atacante, autor de 8 gols na Liga dos Campeões. "O trabalho desenvolvido pelo Klopp tem feito a diferença. Ele consegue tirar o melhor de cada jogador."

Figura praticamente certa na Copa do Mundo, Firmino não esconde a ansiedade para ser confirmado na lista do técnico Tite. E já sonha com gol pela seleção brasileira na Rússia. "O que importa agora é estarmos todos prontos, física, técnica e psicologicamente", declarou o jogador, que é natural de Maceió e foi formado na base do CRB e do Figueirense, onde também atuou como profissional.

O atacante chegou à Europa em 2011, através do Hoffenheim.
Foi lá no futebol da Alemanha que ele conquistou Klopp, ex-treinador do Mainz e do Borussia Dortmund. No comando do Liverpool, foi com o treinador que Firmino passou a se destacar, ganhando espaço para se tornar um dos principais jogadores do elenco.

O Liverpool não disputa uma semifinal de Liga há dez anos. O que o time fez de diferente para voltar a atingir este nível de jogo?

O clube se reforçou bem para a temporada, perdeu algumas peças também, mas a base foi mantida e o trabalho desenvolvido pelo Klopp tem feito a diferença. Trata-se de um grande treinador, um dos melhores da atualidade, que consegue tirar o melhor de cada jogador. O time tem a cara dele. As peças se encaixaram bem no esquema, conseguimos ser bem ofensivos nesta nova maneira de jogar e, graças a Deus, temos feito boas apresentações.

Como é o ambiente no vestiário do time?

O ambiente é o melhor possível. O Klopp é um cara querido por todos no clube, a torcida também o adora. Tudo isso pela pessoa e pelo grande profissional que é. Tem feito muito bem ao Liverpool. Tem ajudado a recolocar o clube no centro das atenções do futebol com um trabalho muito sério e efetivo.

Você e Salah se tornaram uma dupla de sucesso no ataque do time. Vocês são amigos fora dos gramados?

Nós nos damos muito bem fora de campo também. Na verdade, o grupo do Liverpool é muito bom, unido, todos se respeitam e se ajudam. Está aí um dos grandes segredos desse nosso momento atual.
E o Salah é outro que merece muito o momento que está vivendo. Acabou de ganhar o prêmio de melhor jogador da Premier League. Conhece o caminho do gol como poucos.

Qual é a expectativa para enfrentar a Roma, do goleiro Alisson?

Chegamos a um momento crucial da competição. E todos chegaram com méritos, deixando grandes pelo caminho. A Roma eliminou o Barcelona de forma heroica, revertendo um placar muito difícil, e chega com muita força. Merece respeito, é um time de muita qualidade. Ainda não tive a chance de conversar com o Alisson. Antes do jogo, darei um grande abraço nele, que vive fase fantástica, desejarei boa sorte, mas que o Liverpool possa ser mais feliz.

Você vive a melhor fase de sua carreira. O que te ajudou a chegar a este nível?

Saí novo do Brasil, ainda aos 19 anos. Estou na Europa desde 2011, já na minha oitava temporada.
Tudo é questão de adaptação, a um novo clube, uma nova cidade, um novo idioma, uma nova cultura, e também amadurecimento. Os anos e as experiências vividas lhe dão bagagem e conhecimento. Minha família tem muito a ver com esse meu melhor momento na carreira também, por sempre estar ao meu lado e me apoiar incondicionalmente.

O título da Liga dos Campeões é um sonho?

É um sonho para qualquer jogador e comigo não é diferente. É a principal competição de clubes do mundo. Estar numa semifinal da Champions com o Liverpool é algo fantástico, há alguns anos o clube não figurava entre os quatro melhores da Europa. Mas queremos o título e continuaremos fortes e focados na luta por ele.

A torcida do Liverpool ficou preocupada com a saída de Philippe Coutinho, mas você, Salah e Mané supriram a ausência dele. O clube ainda lamenta a saída dele?

É claro que foi uma grande perda para o Liverpool, pelo jogador que ele é e por ser um ídolo da torcida, mas a vida segue. É um dos grandes amigos que fiz no futebol e a gente sempre se fala. Nossas famílias criaram uma relação muito forte. É uma pena não ter mais o Coutinho no nosso convívio diário, mas o futebol é assim mesmo. Ele foi muito feliz aqui no Liverpool e hoje está muito feliz por estar no Barcelona.

Sua convocação para a seleção é praticamente certa. Já sonha com gols e com a vaga de titular no time de Tite?

Sempre entro em campo pensando em fazer gols, é o ofício do atacante. Imagina numa Copa do Mundo?! E o Tite sabe o que é melhor pra seleção. O certo é que teremos um elenco muito qualificado na Rússia, todos com condições de serem titulares, brigando pelo seu espaço e respeitando o do outro, e o dia a dia de treinamentos vai mostrar ao treinador quem estará preparado para assumir as vagas no time. O que importa agora é estarmos todos prontos, física, técnica e psicologicamente, para quando precisarem da gente..