Superesportes

LIGA EUROPA

No estádio de rival, Olympique desafia favoritismo do Atlético de Madrid em decisão

Franceses e espanhóis decidem título da Liga Europa nesta quarta, em Lyon

Estadão Conteúdo

Olympique de Marselha tenta conquistar título europeu 25 anos depois de ganhar a Liga dos Campeões - Foto: AFP
Depois de 25 anos, o Olympique de Marselha pode voltar a ser campeão continental.

Primeiro clube a vencer a Liga dos Campeões, a versão moderna da Copa dos Campeões, o time francês decide nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), a Liga Europa diante do Atlético de Madrid, em Lyon, tentando ampliar o seu orgulho nacional na casa de um dos seus principais rivais.

O Olympique é o único clube francês a ter conquistado a Liga dos Campeões ao bater o Milan por 1 a 0 na grande decisão em 1993. O título é motivo de zombaria dos torcedores do time de Marselha sobre o Paris Saint-Germain, que tem dominado a liga francesa nos últimos anos, mas segue sem ter vencido a principal competição do futebol europeu ou a Liga Europa.

O problema para o Olympique é que os títulos têm escasseado, só tendo vencido o Campeonato Francês uma vez, na temporada 2009/2010, após faturar o seu maior título. E nesse período, o time perdeu duas vezes a decisão da Copa da Uefa, a atual versão da Liga Europa, em 1999 e 2004.

A chance de voltar a ser campeão continental voltou a surgir para o confronto desta quarta-feira. E em um palco especial, o estádio Parc Olympique Lyonnais, casa do Lyon, o que traz um significado especial para o clube de Marselha, pela rivalidade com o time dono da casa.

Em março, o triunfo do Lyon por 3 a 2 sobre o Olympique no Vélodrome, pelo Campeonato Francês, terminou com uma pancadaria generalizada entre os jogadores. Além disso, confronto entre torcedores dos dois clubes têm sido recorrentes, o que fez a segurança ser reforçada para o duelo desta quarta-feira com 1.250 policiais, um helicóptero e dois veículos equipados com canhões de água estarão na região do estádio para monitorar e evitar conflitos.

Olympique e Lyon também estão intimamente ligados nesse fim de temporada. Com três vagas sendo distribuídas na Liga dos Campeões através do Campeonato Francês, o Lyon é o terceiro colocado, com um ponto de vantagem para o Olympique a uma rodada do fim. E como o vencedor da Liga Europa assegurará presença na principal competição do futebol europeu, o futuro do time de Marselha passa diretamente por Lyon.

Assim, não falta motivação para o Olympique.
Mas superar a defesa do Atlético de Madrid é outro desafio, um time que tem disputado finais continentais em todos anos pares recentes - venceu a Liga Europa em 2010 e 2012 e perdeu a Liga dos Campeões em 2014 e 2016.

"Temos uma chance muito pequena de vencer, mas vamos dar tudo. Jogar contra o Atlético é um grande evento para nós. Este é um clube que jogou duas finais da Liga dos Campeões nos últimos quatro anos, um clube que venceu a Liga Europa há pouco tempo. Mas uma final em casa na França é uma oportunidade fantástica. Nenhum clube francês já ganhou este troféu. Seria fantástico se pudéssemos ser os primeiros", disse Rudi Garcia, técnico do Olympique, em entrevista coletiva.

Atlético de Madrid, de Filipe Luís, Simeone e Diego Costa, busca terceiro título da Liga Europa - Foto: AFP

Para conseguir superar o favoritismo do Atlético de Madrid e compensar a ausência do lesionado Rolando, o Olympique deve confiar no seu sistema defensivo em uma dupla de zaga formada por Adil Rami e o brasileiro Luiz Gustavo, que se tornou peça fundamental no seu primeiro ano no time. Já no setor ofensivo, o Olympique confia em Florian Thauvin, autor de 26 gols nesta temporada, e Dimitri Payet.

O Atlético de Madrid reconhece que carrega o status de favorito desde o início da sua participação na Liga Europa - foi relegado ao torneio após a queda na fase de grupos da Liga dos Campeões. E agora espera confirmar esse status na grande final em Lyon.

"Eles são muito perigosos, particularmente no meio-campo e no ataque. Será certamente um jogo difícil. Assim que fomos eliminados da Liga dos Campeões, imediatamente abraçamos a competição. Ser amplamente apontado como favorito a alcançar o final aumentou nosso senso de dever e responsabilidade. E aqui estamos", disse o argentino Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid e que está suspenso da final.

O seu sistema defensivo tem impressionado, com apenas quatro gols sofridos em oito jogos na Liga Europa e 20 em 37 duelos no Campeonato Espanhol, o que também passa pela excelente forma do zagueiro uruguaio Diego Godín e pelo goleiro esloveno Jan Oblak. E com a parceria de Diego Costa, Antoine Griezmann será o francês a tentar a estragar a festa do Olympique em Lyon.

OLYMPIQUE DE MARSELHA X ATLÉTICO DE MADRID

OLYMPIQUE DE MARSELHA: Steve Mandanda, Bouna Sarr, Adil Rami, Luiz Gustavo e Jordan Amavi; Morgan Sanson, Maxime Lopez, Florian Thauvin, Dimitri Payet e Lucas Ocampos; Valère Germain.

Técnico: Rudi Garcia

 

ATLÉTICO DE MADRID: Jan Oblak, Sime Vrsaljko, Stefan Savic, Diego Godín e Lucas Hernández; Koke, Saúl Ñíguez, Gabi, Ángel Correa; Antoine Griezmann e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone

 

Local: Estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon (França)

Data: 16 de maio de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)

 

.