Superesportes

COPA LIBERTADORES

Conmebol elege Santiago como sede da final única da Libertadores 2019

Mineirão pleiteou decisão, mas ficou fora da votação final

Redação
Estádio Nacional, inaugurado em 1938, recebeu nove finais de Copa Libertadores em sua história - Foto: Bruno Furtado/EM/D. A Press
A Confederação Sul-Americana de Futebol oficializou nesta terça-feira, após reunião do seu Conselho Técnico, que Santiago, capital chilena, será a sede da inédita final única da Copa Libertadores 2019. O Estádio Nacional receberá a decisão. Por sua vez, Lima, no Peru, receberá a finalíssima da Copa Sul-Americana do próximo ano, também em jogo único.

A Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão, chegou a se candidatar para receber a decisão da Libertadores, mas o estádio de Belo Horizonte ficou fora da votação.

Em fevereiro deste ano, a Conmebol decidiu extinguir as decisões de Libertadores e Sul-Americana com jogos de ida e volta. A partir de 2019, os torneios continentais interclubes na América do Sul passam a ter o mesmo formato, por exemplo, da Liga dos Campeões da Europa e da Liga Europa, com finais únicas em cidades escolhidas com bastante antecedência.

No caso da Libertadores, além de Santiago, concorriam à final única em 2019 as cidades de Montevidéu, no Uruguai, e Lima. Segundo a Conmebol, a capital uruguaia desistiu da candidatura antes da definição.

Santiago conseguiu superar Lima em alguns critérios considerados, tais como organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, meio-ambiente, rede hoteleira e mobilidade.

A final da Libertadores 2019 está programada para 23 de novembro.

Santiago e Lima foram visitadas para inspeções de infra-estrutura por representantes da Conmebol e do consórcio FC Diez, formado pelas empresas IMG & Perform, voltado para serviços de consultoria e comercialização dos direitos de mercado esportivo.

As equipes de inspeção visitaram estádios, locais de treinamento, hotéis, aeroportos, locais para fan zone e áreas de exibição pública. Em seguida, todos os dados foram apresentados ao Conselho da Conmbol, que escolheu Santiago por meio de votação.

Vista do Estádio Nacional de Santiago, local da grande decisão única da Copa Libertadores 2019 - Foto: Bruno Furtado/EM/D. A Press
O presidente da Federação de Futebol Chileno, Arturo Salah, valorizou a escolha de Santiago como sede da primeira final única. “O desenvolvimento do nosso futebol está atrelado aos grandes eventos. É uma aposta que realizamos sempre e hoje confirmamos com esta final única da Libertadores 2019, pela história que une o estádio Nacional com o torneio e por essa capacidade de organização que queremos seguir demonstrando para receber todos os visitantes do continente”.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comentou a escolha das duas cidades e destacou a importância das finais únicas para valorizar o futebol sul-americano.
“Essas decisões obedecem ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento desportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimento e melhores padrões em todo nível. Além de gerar mais recursos para reinvestir no desenvolvimento desportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade, para a América do Sul, de um salto de infra-estrutura desportiva, organização de eventos, controles de segurança, comodidade e atenção aos estádios, promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores”.

LOCAL DE TORTURA NO CHILE E PALCO HISTÓRICO PARA CRUZEIRO E SELEÇÃO

Inaugurado em 1938, o Estádio Nacional já recebeu nove finais de Copa Libertadores. Em 1976, o Cruzeiro conquistou sua primeira edição do torneio ao vencer o River Plate por 3 a 2 nesse mesmo palco.

O nome oficial é Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos. Hoje, ele tem capacidade para 55 mil pessoas. Na ditadura chilena do general Augusto Pinochet, o local serviu de prisão para cidadãos chilenos e estrangeiros perseguidos pelo governo.

Para que a história não seja esquecida, um espaço da arquibancada preserva os assentos originais e estampa a mensagem: “Um povo sem memória é um povo sem futuro”.

Em 2003, o estádio se tornou Monumento Histórico do Chile. No ano seguinte, foi inaugurado o “Memorial Grécia - Homenagem a ex-prisioneiros e prisioneiras políticas”.

Não só o Cruzeiro guarda com carinho esse palco do futebol. O principal estádio de Santiago também é histórico para a Seleção Brasileira. Lá, o escrete canarinho conquistou o bicampeonato mundial em 1962 ao derrotar a Tchecoslováquia na final por 3 a 1.
.