Futebol Internacional
None

COPA LIBERTADORES

Conmebol sorteia grupos da Copa Libertadores nesta segunda-feira; veja potes e possíveis adversários de Cruzeiro e Atlético

Evento na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, começará às 21h30 (de Brasília)

postado em 17/12/2018 00:00 / atualizado em 17/12/2018 21:22

AFP / EITAN ABRAMOVICH
Serão sorteados nesta segunda-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), os confrontos das fases preliminares e os grupos da Copa Libertadores 2019. O evento acontecerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque, no Paraguai. Dos 47 participantes da edição do ano que vem, 46 já estão definidos (veja na galeria de fotos abaixo). A competição começará em 22 de janeiro e terminará em 23 de novembro, com a final sendo realizada em jogo único, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. O vencedor poderá embolsar mais de R$ 80 milhões em premiação.


Campeão da Copa do Brasil de 2017, o Cruzeiro entrará na fase de grupos. O Atlético, que terminou o Campeonato Brasileiro em sexto, disputará a partir na segunda fase preliminar.

O critério para a definição dos cabeças de chave é baseado no ranking da Libertadores, a ser divulgado também nesta segunda-feira pela Conmebol. São levados em consideração o coeficiente histórico (1960-2008), as campanhas das 10 últimas edições e se os clubes ganharam os campeonatos nacionais.

A previsão é que o Cruzeiro seja cabeça de chave, juntamente com River Plate, Boca Juniors, Grêmio, Peñarol, Nacional-URU e Olimpia-PAR. Obrigatoriamente, esses clubes não se enfrentarão na fase de grupos.

O Atlético também ficará no pote 1, mas da segunda fase, ao lado de Atlético Nacional-COL, São Paulo, Libertad-PAR, Barcelona-EQU, Universidad de Chile, Caracas-VEN e Independiente Medellín-COL.

Na primeira fase, Defensor-URU, Nacional-PAR e Real Garcilaso-PER podem pegar Delfín-EQU, Deportivo La Guaira-VEN e um clube da Bolívia (que, no momento, seria o The Strongest).

DISTRIBUIÇÃO DOS POTES

Fase de grupos

Pote 1: River Plate-ARG, Boca Juniors, Grêmio, Peñarol-URU, Nacional-URU, Palmeiras, Cruzeiro e Olimpia-PAR

Pote 2: Athletico Paranaense, Cerro Porteño-PAR, San Lorenzo-ARG, Emelec-EQU, Flamengo, Universidad Católica-CHI e Sporting Cristal-PER

Pote 3: Jorge Wilstermann-BOL, Rosario Central-ARG, LDU-EQU, Alianza Lima-PER, Huracán-ARG, Godoy Cruz-ARG, Zamora-VEN e Junior Barranquilla-COL

Pote 4: Deportivo Lara-VEN, Deportes Tolima-COL, Universidad Concepción-CHI, um representante da Bolívia (provavelmente o San José) e quatro clubes oriundos das fases preliminares.

Segunda fase preliminar

Pote 1: Atlético Nacional-COL, Atlético, São Paulo, Libertad-PAR, Barcelona-EQU, Universidad de Chile, Caracas-VEN e Independiente Medellín-COL

Pote 2: Melgar-PER, Palestino-CHI, Danubio-URU, Talleres-ARG, um clube da Bolívia (nesse momento, o Royal Pari) e três classificados da primeira fase

Primeira fase preliminar

Clubes com melhor posição no ranking: Defensor-URU, Nacional-PAR, Real Garcilaso-PER

Clubes com pior posição no ranking: Delfín-EQU, Deportivo La Guaira-VEN e Bolívia 4

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS DO CRUZEIRO

Onze clubes dos potes 2, 3 e 4 já enfrentaram o Cruzeiro na Copa Libertadores: Cerro Porteño, San Lorenzo, Emelec, Flamengo, Sporting Cristal, Rosario Central, LDU, Alianza Lima, Huracán, Deportes Tolima e Universidad Concepción.

Bruno Haddad/Cruzeiro

No caso do Flamengo, um reencontro só seria possível no mata-mata, já que o sorteio é direcionado e não permite que equipes do mesmo país caiam na mesma chave (exceto se algum time for oriundo das etapas prévias).

O Sporting Cristal, do Peru, foi o adversário do time celeste na final da Copa Libertadores de 1997. No Mineirão com mais de 100 mil torcedores, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol do meia Elivélton, aos 30min do segundo tempo, e conquistou seu segundo título.

Na edição de 2011, a Raposa atropelou o Tolima, da Colômbia, por 6 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O meia Roger, hoje comentarista do canal SporTV e da TV Globo, marcou dois gols. Montillo, Wallyson, Gilberto e Thiago Ribeiro também balançaram a rede.

Em 2014, o Cruzeiro mediu forças com o San Lorenzo, da Argentina, nas quartas de final, e acabou eliminado ao empatar por 1 a 1, no Mineirão. Na partida de ida, o time do coração do Papa Fransico havia vencido por 1 a 0, no Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires.

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS DO ATLÉTICO

The Strongest-BOL, Defensor-URU, Nacional-PAR, Real Garcilaso-PER, Delfín-EQU, Deportivo La Guaira-VEN, Melgar-PER, Palestino-CHI, Danubio-URU, Talleres-ARG são eventuais adversários do Atlético na segunda fase. Resta ainda definir um representante da Bolívia, que tem boas chances de ser o Royal Pari, atual segundo colocado no Torneio Clausura.

Bruno Cantini / Atlético

Dessa lista, o Atlético já enfrentou The Strongest, Nacional e Melgar pela competição continental. O clube boliviano estava no grupo do elenco do Galo campeão da edição de 2013. O time de Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Bernard, Jô e companhia ganhou os dois duelos por 2 a 1.

Vale lembrar que o alvinegro ainda terá de passar pela terceira fase antes de chegar a algum grupo. Nesse cenário, poderá encarar algum clube tradicional, como São Paulo ou Atlético Nacional.

CLÁSSICO MINEIRO NA FASE DE GRUPOS?

A Conmebol abre uma exceção à regra de impedir que clubes do mesmo país caiam na mesma chave. Portanto, há chances de ocorrer um Cruzeiro x Atlético na fase de grupos. Isso será possível se o Galo avançar nas fases preliminares.

Em 2018, o Vasco passou por Universidad Concepción, do Chile, e Jorge Wilstermann, da Bolívia, antes de encarar Cruzeiro, Racing e Universidad de Chile no Grupo E.

VEJA COMO SERÁ O SORTEIO

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira um passo a passo de como funcionará o sorteio da Copa Libertadores 2019. Dos 47 clubes classificados, seis começam a jogar o torneio na primeira fase.

No pote 1 estarão três clubes com posição inferior no ranking da Libertadores. Serão mandantes no jogo de ida.

No pote 2 estarão três equipes mais bem colocadas no ranking da Libertadores. Jogarão a segunda partida em casa.

Os ganhadores da primeira fase se juntarão aos 13 classificados diretamente para a segunda fase (sendo o Atlético um deles), totalizando 16 equipes. Haverá, portanto, oito confrontos, com os vencedores avançando à terceira fase.

Assim como ocorreu na fase prévia, a segunda etapa terá o ranking da Conmebol Libertadores como base para definir os enfrentamentos e os mandos de campo nos duelos de ida e volta. Importante ressaltar que não serão permitidos confrontos de agremiações do mesmo país. 

Na terceira fase, mais um mata-mata, dessa vez entre oito times. Contudo, não haverá sorteio. Os classificados da segunda fase serão tratados como C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8.

Os embates da fase 3 serão: C1 x C8; C2 x C7; C3 x C6 e C4 x C5. O melhor colocado no ranking da Conmebol jogará a segunda partida em casa.

Os quatro qualificados da terceira fase se juntarão aos 28 classificados à fase de grupos. Será possível, a partir do sorteio, prever o caminho de cada um, já que esses clubes vão compor o pote 4 e terão pelo caminho rivais dos potes 1, 2 e 3.

Na fase de grupos, o River Plate, atual campeão, será colocado como cabeça de chave do Grupo A. Os outros sete times do pote 1, entre eles o Cruzeiro, serão distribuídos nos agrupamentos restantes: B, C, D, E, F, G e H;

O pote 2 terá o Athletico Paranaense, campeão da Copa Sul-Americana, e mais sete clubes definidos de acordo com o ranking da Conmebol;

O pote 3 terá oito clubes subsequentes do ranking da Conmebol;

O pote 4 terá quatro times do ranking e mais quatro provenientes da fase 3 (um deles pode ser o Atlético);

A Conmebol direcionará o sorteio de modo que times do mesmo país não se enfrentem nos grupos. A exceção é em relação aos oriundos das fases preliminares. O Atlético, portanto, poderia ser adversário do Cruzeiro na competição.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final, que terá o uso do árbitro assistente de vídeo (VAR). Até as semifinais, haverá jogos de ida e volta. A decisão ocorrerá em partida única, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile.

COMO OS CLUBES SE CLASSIFICARAM?

Conmebol – 2 vagas

River Plate – campeão da Copa Libertadores (fase de grupos)

Athletico Paranaense – campeão da Copa Sul-Americana (fase de grupos)

Brasil – 7 vagas

Palmeiras – campeão do Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Cruzeiro – campeão da Copa do Brasil (fase de grupos)

Flamengo – vice-campeão do Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Internacional – terceiro colocado no Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Grêmio – quarto colocado no Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

São Paulo – quinto colocado no Campeonato Brasileiro (segunda fase)

Atlético – sexto colocado no Campeonato Brasileiro (segunda fase)

Argentina – 6 vagas

Boca Juniors – campeão do Campeonato Argentino 2017/2018 (fase de grupos)

Godoy Cruz – vice-campeão do Campeonato Argentino 2017/2018 (fase de grupos)

Rosario Central – campeão da Copa Argentina 2017/2018 (fase de grupos)

San Lorenzo – terceiro colocado do Campeonato Argentino 2017/2018 (fase de grupos)

Huracán – quarto colocado do Campeonato Argentino 2017/2018 (fase de grupos)

Talleres – quinto colocado do Campeonato Argentino 2017/2018 (segunda fase)

Chile – 4 vagas

Universidad Católica – campeão do Campeonato Chileno 2018 (fase de grupos)

Universidad Concepción – vice-campeão do Campeonato Chileno 2018 (fase de grupos)

Universidad de Chile – terceiro colocado do Campeonato Chileno 2018 (segunda fase)

Palestino – campeão da Copa Chile 2018 (segunda fase)

Colômbia – 4 vagas

Deportes Tolima – campeão do Torneio Apertura 2018 (fase de grupos)


Junior Barranquilla – campeão do Torneio Clausura 2018 (fase de grupos)


Independiente Medellín – melhor pontuação geral (segunda fase)


Atlético Nacional – campeão da Copa Colômbia (segunda fase)

Bolívia – 4 vagas

Jorge Wilstermann – campeão do Torneio Apertura 2018 da Bolívia (fase de grupos)

Bolívia 2 – campeão do Torneio Clausura (fase de grupos)

Bolívia 3 – vice-campeão do Torneio Clausura (segunda fase)

The Strongest – vice-campeão do Torneio Apertura 2018 da Bolívia (primeira fase)


Equador – 4 vagas


LDU – campeão do Campeonato do Equador (fase de grupos)


Emelec – vice-campeão do Campeonato do Equador (fase de grupos)


Barcelona de Guayaquil – terceiro colocado do Campeonato do Equador (segunda fase)


Delfín – quarto colocado do Campeonato do Equador (primeira fase)


Paraguai – 4 vagas


Olimpia – campeão do Campeonato Paraguaio (fase de grupos)


Cerro Porteño – segundo colocado geral no Campeonato Paraguaio (fase de grupos)


Libertad – terceiro colocado geral no Campeonato Paraguaio (segunda fase)


Nacional-PAR – quarto colocado geral no Campeonato Paraguaio (primeira fase)


Peru – 4 vagas


Sporting Cristal – campeão do Campeonato Peruano (fase de grupos)


Alianza Lima – vice-campeão do Campeonato Peruano (fase de grupos)


Melgar – terceiro colocado no Campeonato Peruano (segunda fase)


Real Garcilaso – quarto colocado no Campeonato Peruano (primeira fase)


Uruguai – 4 vagas


Peñarol – campeão do Campeonato Uruguaio 2018 (fase de grupos)


Nacional – vice-campeão do Campeonato Uruguaio 2018 (fase de grupos)


Danubio – terceiro colocado no Campeonato Uruguaio 2018 (segunda fase)


Defensor – quarto colocado no Campeonato Uruguaio 2018 (primeira fase)


Venezuela – 4 vagas


Zamora – campeão do Campeonato Venezuelano (fase de grupos)


Deportivo Lara – vice-campeão do Campeonato Venezuelano (fase de grupos)


Caracas – terceiro colocado no Campeonato Venezuelano (segunda fase)


Deportivo La Guaira – quarto colocado no Campeonato Venezuelano (primeira fase)

Tags: interiormg futnacional libertadores2018 atleticopr saopaulosp flamengorj palmeirassp internacionalrs gremiors atleticomg cruzeiroec