Superesportes

FUTEBOL ESPANHOL

Levante apresenta denúncia e Barcelona pode ser desclassificado da Copa do Rei

Atleta do time catalão deveria ter cumprido suspensão automática mas entrou em campo

Estadão Conteúdo

Juan Brandariz Movilla, conhecido como Chumi, teria atuado de forma irregular pelo Barcelona - Foto: Richard Rodriguez/AFP

A classificação do Barcelona às quartas de final da Copa do Rei está sob risco. Nesta sexta-feira, o Levante apresentou uma denúncia à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol) contra o clube catalão por conta de uma possível escalação irregular do zagueiro Juan Brandariz Movilla, mais conhecido como Chumi.

De acordo com a imprensa espanhola, o jogador teria que cumprir suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos jogando pelo Barcelona B, na terceira divisão do Campeonato Espanhol, e não poderia ter ido a campo no jogo de ida das oitavas de final contra o Levante, na semana passada, em Valência - derrota por 2 a 1.

Chumi foi titular nesta partida e atuou até os 13 minutos do segundo tempo, quando acabou substituído por Lenglet. Ele recebeu um cartão amarelo aos 43 da primeira etapa.

Em entrevista concedida à emissora espanhola TV3, Quico Catalán, presidente do Levante, disse que comentou o caso com o mandatário do Barcelona, Josep Maria Bartomeu. "Falei com ele que vamos apresentar um recurso. Sei que é ruim, mas você tem que defender os interesses do seu clube. É algo compressível, um dia acontece com um, outro dia com outro. Deus queria que não ocorra conosco algum dia", afirmou o dirigente. "Tenho bem claro que a denúncia que apresentaremos está muito bem trabalhada, baseada em muitos aspectos sólidos e temos toda a confiança do mundo de que a Justiça vai imperar".

A direção do Barcelona se defende dizendo que houve uma mudança no regulamento geral de competições que permitia a escalação de Chumi na Copa do Rei, já que trata-se de competições diferentes.
Além disso, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, o prazo para um recurso seria de 48 horas e, como o jogo de ida aconteceu na semana passada, a denúncia do Levante não teria mais validade.

A derrota no jogo de ida aconteceu com o Barcelona com nove reservas em campo. Nesta quinta-feira, com quase todos os titulares de volta, incluindo o craque argentino Lionel Messi, o time catalão derrotou o Levante por 3 a 0 e garantiu com tranquilidade, em campo, a vaga nas quartas de final da Copa do Rei.

Atual tetracampeão da Copa do Rei, o Barcelona corre o risco agora de repetir o que houve com o rival Real Madrid em 2016. O time da capital foi eliminado ainda na terceira fase da competição, anterior às oitavas de final, devido à escalação irregular do meia russo Denis Cheryshev contra o Cádiz.

 

.