Superesportes

COPA DA ÁSIA

Japão derrota o Irã e vai à decisão da Copa da Ásia pela quinta vez

Japão agora aguarda para conhecer seu rival na decisão

Estadão Conteúdo
Maior campeão da Copa da Ásia, Seleção Japonesa luta pela quinta conquista continental - Foto: Divulgação/AFC
O Japão garantiu vaga na decisão da Copa da Ásia nesta segunda-feira. A seleção encarou o Irã em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, e arrancou no segundo tempo para vencer por 3 a 0, sem maiores dificuldades. Com o resultado, o país disputará a final do torneio pela quinta vez na história.

Maior campeão da Copa da Ásia, o Japão luta pela quinta conquista. E para animar o torcedor, a equipe tem a seu favor o retrospecto perfeito em decisões. Afinal, venceu as quatro finais que disputou do torneio: 1992, 2000, 2004 e 2011. Pior para o Irã, que lutava pelo quarto troféu e segue com o jejum que já dura desde 1976.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Japão saiu na frente aos dez minutos da etapa final. Minamino cruzou da esquerda e Yuya Osako se antecipou ao goleiro para cabecear. O mesmo Osako marcou o segundo dez minutos depois, de pênalti.
Quando o Irã atacava em busca de uma improvável reviravolta, Haraguchi selou o placar nos acréscimos.

Vencedor de quatro das últimas sete edições da Copa da Ásia, o Japão agora aguarda para conhecer seu rival na decisão, marcada para sexta-feira. A seleção vai encarar o vencedor do confronto entre os donos da casa, os Emirados Árabes Unidos, e o Catar, as duas principais surpresas da competição..