"Há dois anos cheguei no Valencia com o objetivo de colocá-lo novamente na Liga dos Campeões. Me dediquei, trabalhei dando o meu melhor e me entreguei por inteiro nesse projeto que apenas uma minoria acreditava... e consegui. Consegui junto com meus companheiros, não só uma, mas duas classificações. Porém, a vida é feita de ciclos e novos desafios", afirmou Neto em um posto no seu Instagram, no qual aparece comemorando um gol pelo time espanhol.
"Hoje me despeço de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido com vocês. Levo comigo todas as experiências vividas, o nascimento da minha filha, os amigos que fiz e o carinho que tive. Obrigado por estes anos Valencia, pelo apoio que recebi, carinho e conquistas que tivemos juntos", completou Neto.
O Barcelona informou que desembolsou 26 milhões de euros (cerca de R$ 113 milhões) pelo jogador e que o valor poderá ser acrescido em 9 milhões de euros em razão de metas alcançadas pelo jogador e pelo time. O acordo, anunciado na quinta-feira, faz parte de uma troca de jogadores. Ao comprar Neto ao Valencia, o Barcelona cedeu para o mesmo time o também goleiro Jasper Cillessen. Neste caso, o clube catalão recebeu 35 milhões de euros (R$ 152 milhões) pela venda do atleta holandês.
Neto, de 29 anos, foi revelado pelo Athletico Paranaense, único time brasileiro pelo qual jogou profissionalmente - além de ter atuado na base do Cruzeiro. Em 2011, iniciou carreira internacional ao ser negociado com a Fiorentina. Depois foi reserva na Juventus por duas temporadas, mesmo período em que esteve no Valencia, já como titular.
Pela Seleção, ele foi titular do time olímpico nos Jogos de Londres-2012, na Inglaterra. E, na equipe principal do Brasil, esteve no grupo da Copa América de 2015.
No Barcelona, Neto será o quinto brasileiro do elenco, se juntando aos meias Philippe Coutinho e Rafinha, ao volante Arthur e ao atacante Malcom. Ele será o reserva imediato do alemão Marc-Andre ter Stegen, titular absoluto da equipe.
.