Superesportes

LIGA DOS CAMPEÕES DA ÁFRICA

Após polêmica, confederação africana declara Espérance campeão continental

Decisão foi anunciada pelo Comitê Disciplinar da Confederação Africana de Futebol

Estadão Conteúdo
Caso foi analisado pelo tribunal internacional esportivo - Foto: FETHI BELAID/AFP
Após uma batalha jurídica envolvendo até a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), o Espérance foi declarado campeão da Liga dos Campeões da África, nesta quarta-feira, por decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF). Assim, o time tunisiano ganhou a vaga no Mundial de Clubes da Fifa.

A polêmica foi encerrada em decisão anunciada pelo Comitê Disciplinar da CAF, que voltou a analisar o caso nesta quarta, após decisão da CAS. A entidade manteve o placar da final, disputada entre o Espérance e o Wydad Casablanca, do Marrocos. Os tunisianos venceram por 1 a 0.

O jogo, porém, foi marcado por forte polêmica em seus minutos finais. Os jogadores do Wydad Casablanca abandonaram o campo quando tiveram um gol anulado por impedimento, em sinal de protesto pelo não funcionamento do árbitro de vídeo (VAR).

Na sequência, a CAF considerou que a partida não reuniu as condições necessárias de organização e segurança e, assim, o Espérance teve de devolver o troféu conquistado. Após reclamações de ambos os times junto à entidade continental, Espérance e Wydad acionaram a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.


O caso foi analisado pelo tribunal internacional esportivo na semana passada, que decidiu por anular determinação anterior da CAF, que pretendia realizar novamente a partida. Os dois clubes solicitaram que a decisão da competição fosse anulada, o que o CAS aceitou, mas cada um pediu para ser proclamado campeão da Liga dos Campeões. Mas não tiveram sucesso nesse ponto.

Por fim, a CAS definiu que a decisão final caberia à própria CAF, que se reuniu nesta quarta para analisar novamente o caso e proferir sua decisão final. Como o episódio já "subiu" e voltou da CAS, o Wydad Casablanca não teria mais como apelar desta decisão final, a não ser que recorra à Justiça comum, o que é banido pela Fifa.

Com a decisão desta quarta, o Espérance vai se juntar aos demais times já classificados para o Mundial de Clubes: o Liverpool, campeão da Liga dos Campeões da Europa; o Monterrey, vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf; o Hienghène Sport, campeão da Oceania; e o anfitrião Al-Sadd.

Falta definir ainda os times que vão representar a Conmebol (o futuro campeão da atual edição da Copa Libertadores) e a Confederação Asiática de Futebol. O Mundial será disputado entre 11 e 21 de dezembro, no Catar..