Superesportes

CAMPEONATO ESPANHOL

Clássico entre Barcelona e Real Madrid é adiado após de manifestações na Catalunha

Clubes terão de entrar em acordo sobre nova data do jogo no Camp Nou

Estadão Conteúdo
Constantes protestos na Catalunha fazem Federação Espanhola adiar clássico - Foto: PAU BARRENA/AFP
A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou nesta sexta-feira que o clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para o dia 26 de outubro, pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol, foi adiado. O motivo são as diversas manifestações que estão ocorrendo na cidade da Catalunha nos últimos dias.


Inicialmente, chegou-se a cogitar a possibilidade de inversão de mando. Ou seja, a partida seria realizada no estádio Santiago Bernabéu e, no segundo turno, seria disputada no Camp Nou. Mas a ideia não foi adiante porque o regulamento da competição não permite tal manobra.

De acordo com a federação espanhola, os clubes afetados terão que entrar em um acordo para definir a nova data. Como o jogo não pode ser em Madri, uma solução seria disputar a partida em uma outra cidade, fora da Catalunha, ou até em outro país. Entretanto, a ideia não está nos planos do Barcelona neste momento. O clube espera que a situação na região se normalize nos próximos dias. Os dois times ainda não se manifestaram sobre a decisão.

Já são quatro dias de protestos e manifestações na Catalunha. Os protestos tiveram início após a condenação de líderes separatistas catalães. As principais ruas da cidade foram bloqueadas e os serviços de trens urbanos e do metrô foram interrompidos. A polícia reprimiu com violência as manifestações.


O caos começou assim que o Tribunal Supremo da Espanha condenou nove líderes separatistas a penas de prisão que variam de 9 a 13 anos por sedição em razão do referendo de outubro de 2017, realizado apesar de uma proibição do governo em Madri. Outros três réus foram considerados culpados de desobediência e não receberam penas de prisão.

As sentenças foram consideradas pesadas. O ex-vice-governador catalão Oriol Junqueras recebeu pena de 13 anos de cadeia, a maior entre os separatistas. Ele afirmou que o movimento voltará mais forte. "Voltaremos e voltaremos mais fortes. Não tenham nenhuma dúvida, voltaremos e venceremos", afirmou Junqueras, em carta escrita na prisão e publicada pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).