Superesportes

COPA LIBERTADORES

River Plate pode repetir feito de apenas seis equipes na história da Libertadores

Millonarios buscam segundo título do torneio de forma consecutiva

Estadão Conteúdo
River Plate eliminou rival Boca Juniors e avançou à final da Libertadores pelo segundo ano consecutivo - Foto: AFP / Alejandro PAGNI
Após eliminar o Boca Juniors e se garantir na decisão, o River Plate pode entrar em um seleto grupo de bicampeões da Copa Libertadores neste ano. Conquistar duas vezes seguidas o principal torneio de clubes da América é algo para poucos. Em toda a história da competição, apenas seis times conseguiram tal proeza: Peñarol, Santos, Independiente, Estudiantes, São Paulo e Boca Juniors.

A Libertadores teve início em 1960 e já teve 25 campeões diferentes em 58 edições realizadas. Destes, apenas seis conseguiram vencer duas vezes seguidas a competição. O Independiente, time que mais conquistou o torneio (sete títulos) chegou a ser tetracampeão (1972, 73, 74 e 75) consecutivo. O Estudiantes foi tricampeão (1968, 69 e 70). Peñarol e Boca Juniors foram bi duas vezes.

Entre os clubes brasileiros, o Santos, de Pelé (que celebra 79 anos nesta quarta-feira), conquistou as edições de 1962 e 63 e o São Paulo, de Telê Santana, levantou a taça em 1992 e 93.

Quanto ao River Plate, o time de Marcelo Gallardo conquistou a Libertadores quatro vezes, em períodos espaçados: 1986, 1996, 2015 e 2018.
Caso seja campeão neste ano, o time argentino também empatará com o Peñarol na terceira colocação (com cinco títulos) na lista dos maiores vencedores da competição. O primeiro colocado é o Independiente, com sete taças, seguido pelo Boca Juniors, com seis.

O adversário do River na decisão sairá nesta quarta-feira, quando Flamengo e Grêmio se enfrentarão no Maracanã. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. A decisão será realizada pela primeira vez na história em um jogo único e o confronto está marcado para Santiago, no Chile, em 23 de novembro..