Superesportes

COPA LIBERTADORES

Conmebol transfere final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, para Lima, no Peru

Decisão do dia 23 de novembro será no estádio Monumental, do Universitario

Redação

Estádio Monumental de Lima, no Peru, será palco da final da Copa Libertadores - Foto: AP Photo
A Conmebol anunciou, nesta terça-feira, depois de reunião na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai, que a decisão da Copa Libertadores teve o local alterado do Estádio Nacional de Santiago, no Chile, para o Estádio Monumental em Lima, no Peru. A data está mantida para o dia 23 de novembro. A decisão foi tomada em reunião com a presença de dirigentes de Flamengo e River Plate, que disputarão o título em jogo único. A alteração ocorreu em decorrência do momento delicado no Chile, marcado por manifestações violentas da população e a crise política no país andino.

A decisão foi sacramentada nesta terça-feira, em encontro que teve as presenças dos presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, Rodolfo D’Onofrio, do River Plate, Rogério Caboclo, da CBF, e Claudio Tapia, da AFA, estiveram presentes.

“A escolha do novo palco se apoia no oferecimento do governo do Peru, nas garantias de segurança. A decisão foi um consenso com os presidentes de Flamengo e River Plate, das confederações da Argentina, Brasil e Chile, e dessa forma se manteve a política de realizar as finais únicas em diferentes países”, diz a nota da Conmebol.



A princípio, o jogo estava programado para acontecer no Estádio Nacional, em Santiago, capital do Chile. O país, porém, passa por uma série de protestos há mais de três semanas, o que impossibilitou a realização da partida na cidade.

O campeonato local, inclusive, está paralisado desde que a insatisfação dos chilenos começou a tomar as ruas. Nesta segunda, o prefeito de Santiago havia declarado que não faria sentido fazer um jogo desse porte antes do retorno das competições nacionais.

A final da Copa Sul-Americana, inicialmente, estava prevista para acontecer no Peru, no Estádio Nacional de Lima, mas, por “questões organizacionais”, a Conmebol decidiu mover o duelo para o Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Com a retirada da decisão da Libertadores do Chile, a capital do Peru volta a ser palco de um duelo derradeiro a nível continental. O estádio, porém, foi alterado para o Monumental de Lima, que tem capacidade para cerca de 80 mil pessoas, 35 mil a mais que o Estádio Nacional do Chile.
.