Superesportes

EUROPA

Uefa convoca reunião para debater novo calendário do futebol europeu

Grupo de trabalho apontará soluções para concluir temporada

Gazeta Press
Uefa se preocupa em buscar soluções para concluir temporada - Foto: Divulgação A Uefa convocou as 55 federações-membro para uma reunião por videoconferência nesta quarta para tratar “o progresso” na reprogramação dos campeonatos, atualmente suspensos devido à pandemia do coronavírus, anunciou a entidade nesta segunda-feira.



A reunião permitirá abordar “o progresso realizado pelos dois grupos de trabalho criados há duas semanas e debater opções que se vislumbram sobre a possível reprogramação dos jogos”, escreveu a entidade em comunicado.

O debate englobará todas as competições, de clubes e de seleções, assim como o mercado de transferências e os contratos dos jogadores.

Alguns contratos que terminam em 30 de junho prometem dificultar a vida dos clubes, que temem que a temporada não seja concluída até esta data e que não possam contar com alguns de seus jogadores.

No dia 17 de março, a Uefa decidiu adiar a Eurocopa para o verão de 2021 e suspendeu todas suas competições de clubes “até nova ordem” diante da propagação do coronavírus. A Liga dos Campeões e a Liga Europa foram interrompidas nas oitavas de final. A Champions feminina nas quartas.



O grupo de trabalho montado pela organização tem como objetivo estudar as soluções possíveis para permitir “a conclusão da temporada em andamento” e é formado por três membros da Uefa, três da Associação Europeia de Clubes (ECA), um da Associação Europeia de Ligas (European Leagues), um representante da Liga Espanhola e um da Premier League inglesa.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, não descartou que, para concluir a temporada, as competições europeias tenham que mudar seus formatos e jogar “de meados de maio até junho”. Para jogos de mata-mata, a imprensa cogita a possibilidade de jogos únicos, e não mais os tradicionais duelos de ida e volta.

A Fifa também criou um grupo de trabalho com representantes das confederações para debater o calendário e as transferências de jogadores.