Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Em meio à pandemia, bola volta a rolar na Coreia do Sul com portões fechados

País tem a primeira liga a retomar suas atividades em meio à pandemia do coronavírus

postado em 08/05/2020 21:21

(Foto: AFP)
Após semanas com os campeonatos paralisados,  o futebol aos poucos vai voltando a ser jogado ao redor do mundo. Nesta sexta-feira, a Coreia do Sul se tornou a primeira liga a retomar suas atividades em meio à pandemia do coronavírus. A partida que marcou o retorno foi a vitória do Jeonbuk Motors, atual campeão nacional, sobre o Suwon Bluewings por 1 a 0, pela primeira rodada da K-League, que deveria começar em fevereiro.

O jogo aconteceu com portões fechados e teve sinal aberto nas redes sociais, além de ter sido transmitida para mais de 70 países. Quem acompanhou assistiu a um confronto sem muitas emoções, que só saiu do 0 a 0 no final com o gol de Dong-gook Lee, garantindo o triunfo dos atuais donos do título.

A partida contou com alguns elementos que podem estar presentes na volta dos outros campeonatos. Jogadores mediram suas temperaturas quando chegaram ao estádio e atletas do banco de reservas e comissão técnica estavam utilizando máscara. Além disso, a entrada no campo foi modificada, com cada equipe entrando em momentos diferentes e substituindo o aperto de mãos por um cumprimento com a cabeça.

Como Belarus e Nicarágua não pararam seus campeonatos por conta da pandemia, a Coreia do Sul foi o primeiro país onde a bola voltou a rolar. Porém, nas principais competições europeias, as federações já estão se mobilizando para o retorno.

A Alemanha é a primeira nação a ter estabelecido uma data para a continuação de seu campeonato, no dia 16 de maio. Espanha, Portugal e Itália pretendem terminar a temporada dentro de campo e alguns clubes já voltaram às atividades, mas ainda não decidiram quando o torneio será retomado.

O Reino Unido é quem apresenta a situação mais delicada. Território com maior número de mortos pela Covid-19 na Europa, as equipes esperam o aval do governo para que os CTs sejam reabertos e os jogadores possam retornar aos treinamentos.

Entretanto, há países que já concluíram suas ligas nacionais. A Holanda optou pelo cancelamento da atual temporada, enquanto a França decidiu encerrar o campeonato como ele estava até a paralisação, com o Paris Saint-Germain conquistando o título.

Tags: futinternacional