Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Nova série da Amazon é baseada em escândalo de corrupção da Fifa

'El Presidente' estreia nesta sexta-feira e história ocorrerá na América do Sul

postado em 04/06/2020 20:30

(Foto: Divulgação)


Nesta sexta-feira, a Amazon estreará uma série sobre o 'Fifagate', escândalo de corrupção da Fifa que ocorreu em 2015, que levanta questionamentos sobre o funcionamento do futebol sob a chancela da maior federação do esporte. 'El Presidente' é o nome da obra, com oito episódios, que reproduz essa situação.

Em entrevista à AFP, Armando Bo, criador da série, detalha a história e explica que a corrupção dentro da Fifa tomou proporções muito grandes: "É uma loucura o que está acontecendo, não é? Não é apenas a Fifa... o escândalo de corrupção foi tão grande que o FBI quis fazer seu papel de mocinho. Todo mundo queria fazer parte disso, muitas mãos nesse negócio gigantesco".


Na época, o pagamento de suborno e comissão de US$ 150 milhões abalou o mundo do futebol, levando à prisão de dezenas de executivos do futebol, muitos deles latino-americanos, assim como à queda do presidente da Fifa, Joseph Blatter. 

'El Presidente' conta a história através dos olhos de Jadue, um jovem chileno que passou da liderança do humilde clube La Calera à presidência da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) e vice-presidência da Conmebol. O protagonista é um personagem ingênuo, mas também ambicioso, o que leva a situações como suborno, fraude e violência.

Em consequência do sucesso de outras séries com foco no esporte, como ‘The Last Dance’, documentário de Michael Jordan, o plano da Amazon com ‘El Presidente’ é de alcançar público forte com uma história impactante dentro do futebol.

Tags: conmebol serie amazon