Superesportes

LIGA EUROPA

Com gol de pênalti na prorrogação, Manchester United avança na Liga Europa

Red Devils sofre para eliminar time dinamarquês no tempo extra

Agência Estado
Gol de pênalti de Bruno Fernandes tirou o Manchester United do sufoco - Foto: Wolfgang Rattay/AFP
O Manchester United sofreu nesta segunda-feira, mas fez valer o favoritismo sobre o bravo Copenhague e avançou à semifinal da Liga Europa. A vitória dos ingleses, contudo, veio apenas na prorrogação, em uma cobrança de pênalti de Bruno Fernandes, após empate sem gols no tempo normal. Com grande apresentação, a equipe dinamarquesa valorizou a classificação do United.



O duelo das quartas de final, decidido em jogo único na cidade alemã de Colônia, foi marcado pelo equilíbrio e por bons lances ofensivos de ambos os lados. O placar permaneceu inalterado por 90 minutos em razão das grandes atuações dos goleiros Johnsson, do Copenhague, e Romero, do Manchester. Na prorrogação, o jogador do time dinamarquês foi o responsável por evitar uma goleada do rival inglês.

Na semifinal, o United vai enfrentar o vencedor do duelo entre Wolverhampton (Inglaterra) e Sevilla (Espanha), que entram em campo nesta terça-feira. A outra semi terá a Inter de Milão contra o vitorioso do confronto entre Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Basel, da Suíça.

Nesta segunda, o técnico Ole Solskjaer escalou o volante brasileiro Fred ao lado de Pogba no meio-campo, algo incomum nas partidas finais do Campeonato Inglês. Até então, o técnico vinha optando por um ou outro. Fred vinha ficando no banco de reservas Com Bruno Fernandes fechando o setor, o time britânico foi melhor ao longo de toda a partida.



Mas não teve facilidade. O Copenhague surpreendeu ao mostrar consistência do início ao fim, em todos os setores do time. No primeiro tempo, o time dinamarquês foi até superior, com mais chances de gol. Pelo United, somente o português levava perigo, como fez aos 20 minutos, em cabeçada que acertou o travessão. Rashford apresentou atuação discreta. Antes do intervalo, aos 44, Greenwood balançou as redes. Mas o juiz anulou o gol por impedimento, com ajuda do árbitro de vídeo (VAR).

A segunda etapa começou com outro gol anulado do United, também com justiça. Rashford, aos 11, completou para as redes em posição de impedimento. Daí em diante, o jogo se tornou franco, com chances para as duas equipes, mas com superioridade dos ingleses. Na melhor oportunidade, Bruno Fernandes arriscou de longe e acertou a trave direita do goleiro do time dinamarquês.

A bola só entrou na prorrogação. Logo aos três, Martial sofreu uma falta duvidosa dentro da área. Na cobrança Bruno Fernandes bateu com categoria e converteu. O gol afetou o moral do Copenhague, que caiu de produção e passou a sofrer com os ataques do Manchester, que terminou o confronto com 22 finalizações, contra apenas quatro do adversário. Só não ampliou a vantagem graças à boa exibição do goleiro sueco Karl-Johan Johnsson.