Superesportes

FUTEBOL INGLÊS

Firmino pode completar 500 jogos como profissional neste domingo: 'Nada foi fácil'

Atacante tem mais de 10 anos de carreira entre Figueirense, Hoffenheim, Liverpool e Seleção Brasileira

Gazeta Press
Roberto Firmino pode completar 500 partidas como profissional neste final de semana - Foto: JASON CAIRNDUFF/AFP

Roberto Firmino
completa 29 anos nesta sexta-feira e, de quebra, pode alcançar uma importante marca em sua carreira no próximo domingo. Afinal, no jogo do Liverpool contra o Aston Villa, pelo Campeonato Inglês, o atacante, caso entre em campo, chegará à marca de 500 partidas como profissional.


Com passagens por Figueirense, Hoffenheim e Liverpool, além da Seleção Brasileira, Firmino já marcou 153 gols, uma média de aproximadamente um gol a cada três jogos. Sua estreia como profissional pelo Figueira aconteceu em 2009, quando tinha apenas 18 anos.

"Só tenho que agradecer a Deus por essa linda trajetória. Sou muito grato também a meus pais e à minha esposa por ter chegado aonde cheguei. Tudo que faço é por eles e por minhas filhas. Essa base foi fundamental, não construí tudo isso sozinho. Sempre quis ser jogador, e esse sonho começou lá atrás, ainda em Maceió. Mas nada foi fácil. Saí ainda garoto de casa, e da minha terra natal, para buscar essa realização. E já são mais de dez anos como profissional e 500 jogos. Que venha muito mais. Fico feliz por tudo que conquistei", afirmou o atacante.

Firmino já defendeu a Seleção Brasileira em 44 oportunidades, já tendo balançado as redes 13 vezes. Sua primeira convocação veio ainda em 2014, quando Dunga estava à frente da equipe. Com Tite, o atacante do Liverpool é considerado titular absoluto no comando do setor ofensivo.

Apesar dos muitos anos como profissional, os primeiros títulos de Firmino vieram entre 2019 e 2020. Com o Liverpool, o atacante venceu a Liga dos Campeões da Europa em 2018/19, além da Supercopa da Europa em 2019/20, o Mundial de Clubes em 2019 - marcando o gol do título - e o Campeonato Inglês de 2019/20. Pela Seleção Brasileira, ele foi campeão da Copa América em 2019, com destaque ao gol marcado contra a Argentina na semifinal da competição.