2

Mal-estar com Lukaku e lesões: como o Chelsea chega à final do Mundial

Antes visto como 'bicho-papão' por conta da conquista da Liga dos Campeões diante do Manchester City, Blues atravessam momento conturbado

11/02/2022 11:15 / atualizado em 11/02/2022 14:18
compartilhe

Lukaku, um dos destaques do Chelsea, já demonstrou publicamente insatisfação na equipe e com escolhas de Thomas Tuchel
foto: Olga MALTSEVA/AFP

Lukaku, um dos destaques do Chelsea, já demonstrou publicamente insatisfação na equipe e com escolhas de Thomas Tuchel

Palmeiras e Chelsea se enfrentam neste sábado, pela final do Mundial de Clubes da Fifa – o jogo será às 13h30, no Estádio Mohammed Bin Zayed. Antes visto como "bicho-papão" por conta da conquista da Liga dos Campeões contra o Manchester City, os Blues atravessam momento conturbado às vésperas da grande decisão contra o Verdão. 

 


O técnico Thomas Tuchel chegou ao Chelsea em janeiro de 2021, com a missão de recuperar uma temporada que parecia perdida por conta das oscilações da equipe de Frank Lampard, atualmente no Everton.

O treinador alemão cumpriu seu papel com maestria. Os azuis de Londres tiveram um incrível salto com o novo comandante e conquistaram sua segunda Liga dos Campeões na história, batendo o temido City de Pep Guardiola na decisão. Além disso, os Blues foram vice-campeões da Copa da Inglaterra e terminaram a Premier League na 4ª colocação.

"No início de trabalho do Tuchel, o Chelsea ficou conhecido como um time que se defende muito bem. Ele deu um jeito no time, com três zagueiros muito bons, além de dois alas com qualidade", disse Gustavo de Araújo, estudante de jornalismo e editor-chefe da Blues Of Stamford.

Além de terminar com chave de ouro a temporada 2020/2021, o Chelsea desembolsou 115 milhões de libras (R$ 704 milhões) para contar com o atacante belga Romelu Lukaku, que vinha de duas excelentes temporadas na Internazionale.

No entanto, apesar da alta expectativa, o time não decolou. A parte defensiva, que foi um problema para Tuchel ao longo de sua carreira, voltou a atrapalhar o Chelsea.

"Olhando para os times dele, sempre houve essa bagunça, de fazer muitos gols e sofrer bastante. Ano passado foi o ponto fora da curva da carreira do Tuchel. Acho que por isso tenha uma diferença tão grande em relação às más atuações de agora. Não foge do que a gente esperava", complementou Gustavo.

A falta de eficiência para converter as chances criadas em gols já era um problema em 2021 e segue atrapalhando os Blues, como deu para ver contra o Al-Hilal. "Sofria nesse sentido com Havertz e Werner, contrataram Lukaku e o time continua sofrendo", aponta o estudante de jornalismo.

Lesões


Além da queda notória de desempenho na parte coletiva, o Chelsea sofreu e está sofrendo muito com lesões nesta temporada. Ben Chilwell e Reece James, alas titulares da equipe, estão machucados e Tuchel sente suas ausências.

"O maior problema de todos está relacionado com lesão. Os dois principais jogadores da equipe são Reece e Chilwell. O Lukaku deve sentir muita falta do Reece, que conseguia achá-lo muito bem. A partir do momento que o Chelsea perdeu os dois por tanto tempo, acabou", diz Gustavo. O primeiro, com problema no tendão da coxa, deve retornar apenas em março. Já o segundo, com lesão no joelho, deve ser ausência para o restante da temporada

"O Alonso é o reserva do Chilwell e o nível é muito, muito diferente. Perder um cara dessa qualidade afeta o anímico. Os dois estão entre os cinco principais laterais do mundo inteiro. A força do Chelsea estava muito concentrada nas alas, seja no ataque ou na defesa. A covid também atrapalhou, perdemos muita gente no decorrer da temporada. Lesão, covid e má fase técnica, é um combo disso", acrescentou.

Questão Lukaku


Um episódio em específico abalou muito a temporada do Chelsea. Lukaku, um dos jogadores mais "pesados" do elenco estrelado dos Blues, demonstrou publicamente sua insatisfação na equipe e com escolhas de Thomas Tuchel.



"Não estou feliz com a situação (no Chelsea), mas sou um trabalhador árduo e não devo desistir. Acho que o treinador optou por jogar com outro sistema. Simplesmente não devo baixar a cabeça. Tenho que continuar trabalhando e sendo profissional", disse no final de 2021 à Sky Sports da Itália. O jogador de 28 anos ainda reforçou seu carinho pela Internazionale, da Itália.

"Tem culpa do Lukaku de ter feito o que fez. Quando a fase está ruim, e ele faz isso, o time todo cai junto", afirmou Gustavo. A declaração do belga repercutiu muito negativamente entre a comunidade do Chelsea.

Queda de Jorginho


O ítalo-brasileiro Jorginho foi eleito pela Uefa o melhor jogador da Europa na última temporada. O volante foi peça chave na conquista da Liga dos Campeões com o Chelsea e da Eurocopa com a seleção italiana. No entanto, seu desempenho em 2021/2022 caiu.

"O Jorginho caiu. Principalmente neste ano, metade de dezembro para cá. Tanto que foi para o banco, muitas vezes o Tuchel usou Kanté e Kovacic. Ele está abaixo, mas ainda é importante em momentos em que o time tem que segurar a bola. Ele é um termômetro para a equipe, se está mal o time vai mal e vice-versa", disse Gustavo.

Momento atual


Atualmente, o Chelsea se encontra na 3ª colocação da Premier League, com 47 pontos. A equipe está atrás de Liverpool (49) e Manchester City (60). Na Liga dos Campeões, o time enfrentará o Lille, da França, nas oitavas de final.

A equipe de Tuchel está classificada para a final da Copa da Liga Inglesa e enfrentará o Liverpool na grande decisão. O grupo também segue vivo na Copa da Inglaterra e terá como adversário o Luton Town na 5ª fase do torneio mais antigo do mundo.

No Mundial, o Chelsea bateu o Al Hilal na semifinal por 1 a 0, mas não convenceu. Após um bom primeiro tempo, a equipe caiu muito de ritmo na segunda etapa e poderia ter sofrido o empate dos sauditas.



Compartilhe