Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro tenta aproveitar crise do São Paulo para quebrar tabu e colar na ponta

Quarto colocado, time celeste enfrenta Tricolor neste sábado, às 18h30, no Morumbi

postado em 19/07/2013 18:37

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Sem vencer o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro há nove anos, o Cruzeiro terá novo duelo com o Tricolor neste sábado, às 18h30, no Morumbi. Em busca da afirmação no G-4 e da aproximação à liderança, o time celeste tenta superar o carrasco em crise.

Desde que Paulo Autuori assumiu o comando do São Paulo, o Tricolor foi derrotado duas vezes, o que aumentou para nove o número de jogos seguidos sem vencer. Fora de campo, o goleiro Rogério Ceni afirmou que o clube parou no tempo e protagonizou discussão o diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, através da imprensa.

Entretanto, o técnico cruzeirense Marcelo Oliveira “esqueceu” a fase ruim do adversário e destacou a tradição do São Paulo. “A gente vai jogar contra um São Paulo muito forte, muito tradicional, com novo comando e, certamente, buscando a reabilitação”, analisou.

O treinador do Cruzeiro confirmou a escalação de um novo quarteto ofensivo. Ricardo Goulart assumirá a função que era exercida por Diego Souza. Na linha de três armadores, Everton Ribeiro atuará pela direita, com Luan à esquerda. Dessa forma, Lucca, que foi titular nos dois últimos jogos, volta ao banco de reservas. Vinícius Araújo completa o setor de ataque.

Em sua primeira partida no Morumbi, o centroavante confia na boa fase do Cruzeiro, que venceu os últimos três jogos. “Eles podem se recuperar no sábado, mas nossa equipe está pensando no G-4. Nosso time está forte, nosso time se encorpou mais. A gente vai para cima do São Paulo para conseguir a vitória, ficar no G-4 e não sair mais”, afirmou Vinícius Araújo.

Caso vença o São Paulo, o Cruzeiro poderá assumir, provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro. Para isso, terá de contar com tropeços. Terceiro colocado, com um ponto a mais que a equipe celeste, o Botafogo jogará no mesmo horário, contra o lanterna Náutico, no Rio de Janeiro. Já os dois primeiros colocados, Coritiba e Vitória, entram em campo no domingo, contra Santos e Bahia, respectivamente.

Um triunfo no Morumbi representará ainda o fim de um longo jejum. Pelo Brasileirão, são 17 partidas sem vencer o São Paulo. Nesse período, foram 11 vitórias são-paulinas e seis empates.

O último triunfo cruzeirense sobre o Tricolor no Brasileirão aconteceu em 23 de maio de 2004, no Mineirão. A vitória por 2 a 1 aconteceu em jogo válido pela sétima rodada daquela edição. O volante Jardel e o atacante Dudu marcaram para a Raposa, e Gabriel descontou para o São Paulo.

São Paulo X Cruzeiro

São Paulo

Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Tolói e Clemente Rodríguez; Rodrigo Caio, Denílson, Paulo Henrique Ganso e Jadson; Osvaldo e Luís Fabiano
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton e Souza; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Morumbi
Data: 20 de julho (sábado), às 18h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)