Futebol Nacional
None

MAU NEGÓCIO

Afastado e com alto salário, Farías passa por cirurgia e ficará 2 meses na Argentina

Atacante de 33 anos teve os dois joelhos operados por causa de lesão na rótula

postado em 20/08/2013 17:32 / atualizado em 20/08/2013 20:23

Euler Junior/EM/D.A Press

Trinta e cinco jogos, oito gols marcados e muitas despesas para o clube. A trajetória de Ernesto Farías no Cruzeiro pode ser bem resumida dessa forma. Há 10 dias, essa história ganhou um novo capítulo. O atacante foi submetido a cirurgias nos dois joelhos, na Argentina, e ficará por aproximadamente dois meses se recuperando na terra natal.

Como ainda tem contrato com o Cruzeiro até julho de 2014, Farías seguirá onerando os cofres do clube sem jogar. Em 2011, o ex-presidente Zezé Perrella confessou que o salário do argentino é de R$200 mil mensais.

De mãos atadas pelos próximos meses, a diretoria celeste aguarda a recuperação de Farías para definir o futuro do jogador. “Ele foi operado, está sob os cuidados do departamento médico”, limitou-se a dizer o diretor de futebol Alexandre Mattos à reportagem.

O médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, explicou ao Superesportes por que o clube permitiu que a cirurgia e a recuperação fossem realizadas na Argentina.

“O Farías fez artroscopia nos dois joelhos. Ele tinha uma lesão na rótula e vai ficar cerca de dois meses parado, se recuperando na Argentina, a cirurgia foi realizada lá. Ele ainda tem vínculo com o Cruzeiro, mas, como está afastado do grupo, é argentino e vai ficar este tempo parado, nós optamos por ele fazer essa cirurgia por lá mesmo, pois o clube não opera. A gente troca informações com os médicos de lá periodicamente por telefone e, principalmente, por e-mail”, disse o médico.

Herança de Perrella


Farías pode ser considerado uma herança indigesta do ex-presidente Zezé Perrella para a gestão Gilvan de Pinho Tavares. O atacante chegou à Toca da Raposa em julho de 2010, contratado junto ao Porto-POR com status de estrela e um alto custo mensal.

Antes de sua eleição, Gilvan chegou a dizer que Farías e Ortigoza não se encaixavam no seu perfil de administração. “Não é o momento de criticar esse ou aquele jogador, mas eu acho que eles não têm o meu perfil. Se você ouvir a torcida do Cruzeiro para saber se eles têm o perfil do Cruzeiro, eles vão dizer que não tem. Se não tem, não vamos contrariar a torcida do Cruzeiro”, disse Gilvan, em setembro de 2011.

Ortigoza foi embora do clube no fim daquela temporada, mas Farías seguiu no Cruzeiro. No ano passado, foi emprestado ao Independiente-ARG, com parte dos salários custeada pela diretoria celeste. Até o fim do contrato, em julho de 2014, o atacante tem R$ 2,4 milhões para receber do Cruzeiro.

Tags: ernesto farías cruzeiro emprestado empréstimo destino argentino argentina independiente