Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro visita Santos no Pacaembu e tenta iniciar arrancada no Brasileiro

Raposa quer aumentar aproveitamento no torneio antes da pausa para Copa

postado em 27/05/2018 06:30 / atualizado em 27/05/2018 02:24

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O saldo do primeiro semestre do Cruzeiro está sendo positivo: campeão mineiro, classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores e com um pé nas quartas da Copa do Brasil. Agora, o clube celeste terá apenas o Campeonato Brasileiro para disputar antes da parada para a Copa do Mundo. Até lá, quer estar entre os primeiros colocados. O primeiro desafio da sequência de seis jogos será contra o Santos, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, em São Paulo, pela sétima rodada.

As duas equipes chegam para o duelo deste domingo em busca de recuperação. Ambos foram derrotados pelos rivais na rodada anterior. O Cruzeiro perdeu para o Atlético, por 1 a 0, no Independência, enquanto o Santos levou a pior, pelo mesmo placar, para o São Paulo. O clube celeste está na 13ª posição, com sete pontos. Já o Peixe está 15ª colocação, com seis.

Mano Menezes deve promover novidades no Cruzeiro. Nesse sábado, o técnico celeste fez os últimos ajustes na equipe e sinalizou o time titular com o lateral-direito Edilson e o atacante Rafael Sobis. Edilson não atua desde 19 de abril, na vitória contra a Universidad de Chile, por 7 a 0, no Mineirão, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Ele se recuperou de dores no tornozelo esquerdo. O volante Lucas Romero vinha atuando no setor.

Rafael Sobis é a outra novidade. O jogador foi o escolhido para suprir a ausência de Arrascaeta pelo lado esquerdo do ataque. O camisa 10 do Cruzeiro se apresentou ao Uruguai no início da semana e se prepara para a Copa do Mundo da Rússia.

O zagueiro Dedé correu risco de não atuar neste domingo. Isso porque ele faz parte da lista dos 12 suplentes da Seleção Brasileira para a Copa. O defensor teve que aguardar um ofício da Fifa de liberação para atuar no Brasileiro. A CBF comunicou o ‘ok’ da entidade na sexta-feira. Agora, o defensor celeste espera ajudar o time a somar pontos no Pacaembu.

“Agora é o Brasileiro, também é um outro objetivo grande nosso. Temos condições de brigar pelo título. Para isso, precisamos dar uma arrancada. Temos um jogo muito importante contra o Santos. Um outro concorrente que tem feito bons jogos, um time bem encorpado e treinado. Temos que chegar lá e somar (pontos)”, disse o zagueiro.

Além do Santos, o Cruzeiro terá pela frente os seguintes rivais até a Copa do Mundo: Palmeiras (casa, dia 30 de maio), Ceará (fora, dia 3 de junho), Vasco (casa, dia 6 de junho), Chapecoense (fora, dia 9 de junho) e Paraná (fora, dia 13 de junho). O técnico Mano Menezes espera somar muitos pontos nesta sequência e ver o time na parte de cima da tabela.

“Temos possibilidade de fazer uma pontuação maior. O campeonato é mais parelho, já foi possível ver isso. Ninguém saltou na frente com um aproveitamento tão alto igual ao Corinthians fez no ano passado, então é possível sonhar, sim, com aquilo que estamos produzindo como equipe, melhorar nosso aproveitamento, e, consequentemente, melhorar nossa colocação”, observou.

O Cruzeiro não terá Rafinha e Mancuello para o duelo deste domingo. O primeiro trata de dores no púbis e nem sequer viajou para a capital paulista. O segundo cumpre suspensão após ser expulso no clássico contra o Atlético, na semana passada.

Santos

O técnico Jair Ventura orientou, nesse sábado, o último treino do Santos antes do duelo. A atividade foi fechada aos jornalistas. Mas o comandante do Peixe não deve mexer muito no time que empatou sem gols com o Real Garcilaso, na quinta-feira, pela Libertadores.

A única mudança deve ficar por conta do retorno do volante Renato ao time titular na vaga de Vitor Bueno, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. Desta forma, Jean Mota atuaria mais avançado.

SANTOS X CRUZEIRO

Santos
Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Eduardo Sasha, Rodrygo e Gabigol.
Técnico: Jair Ventura

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves e Rafael Sobis; Sassá.
Técnico: Mano Menezes

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e hora: domingo, 27 de maio, às 16h

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

Tags: cruzeiroec santossp futnacional seriea brasileiro