Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Egídio vê rodízio com bons olhos, e acredita em Atlético-PR 'diferente' contra o Cruzeiro

Lateral crê em mudança de postura do adversário para domingo, no Mineirão

postado em 21/07/2018 12:50 / atualizado em 21/07/2018 12:55

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Em menos de uma semana, Cruzeiro e Atlético-PR medirão forças pela segunda vez em uma competição diferente. Na última segunda-feira, a Raposa eliminou o Furacão da Copa do Brasil com o empate em 1 a 1 no Mineirão, após vencer a partida de ida por 2 a 1. Agora, as duas equipes se enfrentam neste domingo, às 19h, novamente no Gigante da Pampulha, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o confronto em questão, o lateral-esquerdo Egídio acredita em um Furacão ‘diferente’.

Egídio acredita que, pela mudança da competição, o Atlético-PR apresentará uma postura diferente em relação ao duelo da última segunda. Na ocasião, o Furacão precisava de um simples gol para vencer o jogo e levar a disputa pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil para os pênaltis. Entretanto, o lateral acredita que o jogo será tão difícil quanto o disputado no começo da semana.

“Muda o campeonato e muda o estilo de jogo. Não sabemos como eles vão vir. Vimos que foi um jogo difícil. Vimos em casa, na Copa do Brasil, como foi difícil classificar. Sabemos que será um jogo difícil, mas temos que fazer prevalecer o fator casa, jogar em casa diante do nosso torcedor e mostrar nosso futebol”, observou.

O lateral-esquerdo garante uma postura diferente do Cruzeiro que entrou em campo pela Copa do Brasil. Egídio projeta o time com a mesma postura que apresentou na vitória contra o América, por 3 a 1, na quinta, no Mineirão, pela 13ª rodada. Contra o Furacão no começo da semana, a Raposa foi pouco incisiva, ficando retraída, à espera de um contra-ataque. Isso gerou incômodo nos 44 mil torcedores presentes no Mineirão naquele jogo.

“Nós já entendemos como eles jogam, mas é um outro campeonato. Muda o estilo de jogo. Mas dentro de casa sempre buscamos a vitória, do gol. Lógico, se precavendo atrás. Mas se repetirmos a atuação contra o América temos grandes chances de sair com o resultado positivo. Isso é que vamos tentar manter daqui para frente, uma sequência de vitórias”

Rodízio de jogadores

O Cruzeiro já está na sequência dos 14 jogos entre Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Uma média de um duelo a cada três dias no período de um mês e meio. Para enfrentar o calendário nacional, a comissão técnica celeste promoveu uma intertemporada intensa na Toca da Raposa II. Além disso, os jogadores tiveram 10 dias de folga após a parada para a Copa do Mundo para renovarem as energias. Agora, a ideia de Mano Menezes é promover o rodízio de atletas para que ninguém fique sobrecarregado fisicamente.

E a ideia do técnico foi bem aceita entre os jogadores, já que todos do elenco podem receber oportunidades em campo. Egídio afirmou que Mano conversou com o grupo sobre o assunto.

“O Mano conversou com o grupo e falou que ia rodar [o elenco] realmente, para não correr o risco de ninguém se lesionar. Ele conversa com a gente, estamos sempre à disposição. Falamos sempre como está o nosso estado físico. Sempre temos que entrar em campo 100%. Agora é jogar e descansar. Está tudo muito rápido. Entendemos o calendário brasileiro. O nosso elenco é muito forte. O Mano, com a comissão, vai saber conduzir essa sequência de jogos”, declarou.

Egídio, por exemplo, esteve em campo 32 vezes nesta temporada, contando com os dois amistosos contra o Corinthians e o jogo-treino contra o Coimbra, ambos disputados durante a intertemporada. Para substituir o lateral, Marcelo Hermes é o reserva imediato. Entretanto, Egídio ainda não conversou com Mano sobre sua situação em específico. 

“Não conversamos sobre essa questão. É mais dele com a comissão. Vamos para o treino e veremos se haverá alguma surpresa para amanhã, mas que todos nós estamos preparados. Isso é o importante. Todos vamos jogar. Estamos prontos para honrar a camisa do Cruzeiro”, concluiu.

Veja outras respostas de Egídio durante a coletiva deste sábado

Como está a preparação do time para a sequência de jogos?

Nessa intertemporada nos preparamos para essa sequência. Terminamos bem o primeiro semestre. Nos três últimos jogos não fomos tão bem por causa do desgaste. Mas nos recuperamos e preparamos para essa sequência de jogos. São jogos intensos. É bom que prevalece a força do nosso elenco. Somos ser humanos. Não aguentamos uma sequência de nove jogos. Para isso que contamos com nosso elenco e nossa comissão, que é muito inteligente, tem um trabalho muito eficiente, vai saber a hora de trocar jogadores.

É bom ter um jogador como o Barcos como homem de referência?

É ótimo. O Barcos tem uma visão de jogo. É questão de readaptação, pois ele já conhece o futebol brasileiro. Estamos aqui para ajudá-lo. Ficamos felizes com a contratação dele, então vamos tentar ajudá-lo ao máximo.

Boa fase de Arrascaeta

Ficamos felizes com a volta dele. Tinha possibilidade dele ir embora. Ele voltou feliz. Chegou e cumprimentou cada um de nós com um sorriso estampado no rosto. Isso nos deixa felizes. Ele é o nosso camisa 10. Ele tá fazendo esse papel, é o craque do time. Vamos ajudá-lo. Muitas das vezes ele joga do meu lado e falo para ele: “Fica um pouco mais solto. Deixa que eu, Ariel ou o Lucas Silva com o Léo seguramos a barra para dar um pouco mais de gás para ele”, que eu falei para ele também: “Se for para resolver lá na frente, não precisa de voltar”. É isso que ele está fazendo. É um ótimo jogador e contamos muito com ele.

Papel da torcida contra o América e convocação para domingo

Vimos na Copa do Brasil o nosso torcedor lotando o Mineirão. Estamos acostumados com o torcedor lotando o Mineirão desde o começo do ano. E agora contra o América não foi diferente. O torcedor nos apoiou e foi bonito de ver. Mostrou mais uma vez que quando ele está com a gente e nos apoia, mostramos um excelente futebol. Foi o que mostramos. Viramos o jogo para 3 a 1 com uma vitória convincente, diante do nosso torcedor que nos ajudou bastante, que nos contagiou. Contamos com a presença de todos no próximo domingo.

Tags: cruzeiroec atleticopr futnacional seriea copadobrasil interiormg