Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Cruzeiro tem soluções no próprio elenco para suprir possível saída de Thiago Neves

Robinho e Arrascaeta podem desempenhar a função de TN30

postado em 10/12/2018 06:00 / atualizado em 10/12/2018 10:36

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Com o assédio de Grêmio, Corinthians e Santos a Thiago Neves, o Cruzeiro estuda o mercado e não descarta contratar um novo armador. Um nome que ganhou força é o do ex-são-paulino Hernanes. Porém, caso não consiga contratar um articulador, o técnico Mano Menezes pode buscar soluções no próprio elenco celeste.

Além de Thiago Neves, Robinho e Arrascaeta podem atuar centralizados. Na última temporada, o treinador gaúcho escalou o trio com Robinho pela direita, Arrascaeta pela esquerda e TN30 no meio.

O favorito para ocupar o setor caso se confirme a saída de Thiago Neves é Robinho. O próprio Mano Menezes já disse que a posição ideal do camisa 19 celeste é a área central do campo, na armação das jogadas.  

"A gente sempre achou que ele (Robinho) pode render mais por dentro. Usava por fora, por causa da situação da nossa equipe. Robinho não é velocista, não é jogador de flanco. Quando ele faz, precisa abrir o campo de jogo, esperar pela construção da jogada. O Robinho quer participar da construção, é importante que ele participe, porque é jogador diferenciado nesse aspecto", disse o treinador, em maio deste ano.

Arrascaeta também é uma alternativa. O uruguaio tem como característica a armação, com passes precisos e infiltração na área adversária. Mas a tendência é que ele siga atuando pelos lados. Foi pelas beiradas do campo que ele atuou na Seleção Uruguaia nas Eliminatórias e na Copa do Mundo da Rússia. E Mano gostou do posicionamento do atleta.



”O Arrascaeta, a partir de algum momento da preparação da Seleção Uruguaia, nós tivemos uma conversa. Eu peguei uma foto dele marcando na última linha defensiva da Seleção do Uruguai. Nós fizemos uma reunião, eu elogiei muito o posicionamento dele, e ele ficou muito feliz. Aí veio a segunda parte: você também vai fazer isso aqui. Se tem condições de fazer lá, pode fazer aqui. E nós precisamos que você faça. Porque para um meia jogar naquela função, não tem jeito”, contou Mano, sobre o bate-papo reservado com o meia, em julho.

A Copa do Mundo de Arrascaeta foi discreta. O cruzeirense participou como titular da estreia, vitória por 1 a 0 sobre o Egito, mas perdeu a condição. Depois, só ganhou minutos no terceiro duelo, triunfo por 3 a 0 sobre a Rússia, ainda na fase de grupos. Mano acredita que Arrascaeta entendeu melhor a concepção de um ponta moderno durante o Mundial.

”Depois da Copa, (Arrascaeta) voltou ainda melhor na ideia do que é futebol de ponta, de seleção. A primeira observação que ele fez foi que os caras lá são muito intensos e fortes. Disse a ele que tinha dois caminhos: ou desiste ou se prepara melhor para voltar lá. Ele quer voltar e está se preparando melhor. E nós ganhamos com isso”, disse o treinador.

Negócio por Thiago Neves

Thiago Neves é um dos atletas mais visados neste mercado. O Grêmio já demonstrou interesse público no meia do Cruzeiro. O clube gaúcho deve formalizar uma proposta à Raposa. O Corinthians, por sua vez, sondou o armador. Outro clube que mira o experiente jogador, de 33 anos, é o Santos. Ele poderia ser trocado pelo ponteiro Bruno Henrique.


Tags: Thiago Neves mercado mercadobola arrascaeta robinho cruzeiro