Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Mano diz que Rafinha pediu para deixar o Cruzeiro e revela promoção de jovem da base

Maurício ganhará oportunidade de treinar entre os profissionais da Raposa

postado em 16/05/2019 07:30 / atualizado em 17/05/2019 01:50

<i>(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)</i>
Quinto atleta que mais atuou pelo Cruzeiro na 'era Mano Menezes', com 140 jogos, o meia-atacante Rafinha pediu para se transferir para o Coritiba. A revelação foi feita pelo treinador após o empate por 1 a 1 com o Fluminense, nessa quarta-feira, no Maracanã, pela Copa do Brasil. O técnico lamentou a saída do jogador, mas afirmou que considerou correta a decisão do clube celeste de liberá-lo para o Coxa.

“A questão do Rafinha, primeiro, foi um desejo do atleta. Nós não queríamos perdê-lo, embora muita gente dissesse que ele estava velho. Achávamos que a utilidade dele nos ajudaria. Em número menor de oportunidade, mas com sua experiência, qualidade técnica... Mas é assim. A vida é assim. Havia sido feito um acordo, que se ele tivesse a vontade de sair, nós iríamos fazer. Foi um pedido e entendemos que seria correto da nossa parte deixá-lo seguir em frente”, disse.

Rafinha não vivia bom momento no Cruzeiro e vinha sendo muito cobrado por grande parte da torcida. Com Mano Menezes, o meia-atacante esteve entre os cinco jogadores mais utilizados, com 140 jogos disputados. Ele ainda fez três partidas pelo clube sob o comando do português Paulo Bento. O meia-atacante marcou 14 gols e conquistou quatro títulos: duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e dois Campeonatos Mineiros (2018 e 2019). 

Promoção de Maurício

Se por um lado perdeu Rafinha, por outro Mano Menezes ganhará um jovem promissor das categorias de base. De acordo com o próprio comandante, o meia-atacante Maurício, que completará 18 anos em 22 de junho, será observado no elenco profissional.  

“Quando terminar a decisão (da Copa do Brasil Sub-20), vamos trazer o Maurício para o profissional. Como trouxemos Michel, Cacá, que está integrado, Adriano. São avaliações que você faz, dentro do grupo dos profissionais, para ver a reação. Maurício parece promissor, é bem jovem, mas pode fazer a função de beirada porque já fez no Sub-20. Quando chegar a hora, vamos fazer. O time Sub-20 vai para a China e ele vai ficar com a gente (no profissional)”, revelou.

Maurício, de fato, tem chamado atenção pelo estilo de jogo técnico, de movimentação e velocidade nas atuações pelas categorias de base. O Cruzeiro perdeu o título Copa do Brasil Sub-20 para o Palmeiras nos pênaltis, por 4 a 1, nessa quinta-feira. O meia, entretanto, marcou cinco gols no torneio.

Para ter Maurício, em definitivo, o Cruzeiro precisará desembolsar R$500 mil. Ele está emprestado ao clube celeste até setembro e já vem sendo monitorado por clubes brasileiros e do exterior.  

Tags: cruzeiro interiormg seriea futnacional