Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Mano responde sobre crise no Cruzeiro e diz que preocupação do Palmeiras é alcançar terceira vitória consecutiva no Brasileiro

Técnico reencontrará ex-clube no próximo sábado, às 19h, em São Paulo

postado em 11/09/2019 20:13 / atualizado em 11/09/2019 20:43

<i>(Foto: Divulgação/Palmeiras)</i>
O conhecimento de Mano Menezes acerca do elenco do Cruzeiro deve ser um dos trunfos do Palmeiras para o jogo de sábado, às 19h, no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o treinador respondeu sobre a crise no ex-clube, que lida com atrasos salariais, suspeitas de corrupção por parte de dirigentes e luta para se afastar da parte de baixo da classificação da elite nacional (16º, com 18 pontos).


Mano elogiou o grupo de jogadores do Cruzeiro, porém reconheceu que o atual momento é pior do que o esperado. “O Cruzeiro tem um grande elenco. Vocês sabem disso e conhecem os nomes tanto quanto eu. Eu tive o privilégio de ficar três anos e quase dois meses lá. Os momentos difíceis todas as equipes passam. É um momento mais difícil do que todos esperavam”.

Na sequência da resposta, o treinador deu a entender que Rogério Ceni abriria mão da ideia inicial de armar um time ofensivo para reforçar a marcação principalmente no meio-campo. Os motivos são óbvios: o Cruzeiro perdeu por goleada para Internacional, na semifinal da Copa do Brasil (3 a 0), e Grêmio, na 18ª rodada do Brasileiro (4 a 1).

“Já tenho acompanhado as últimas notícias, provavelmente teremos uma equipe um pouco diferente taticamente contra nós. É aquela história da troca da filosofia que estávamos falando aqui. O Rogério pensa o futebol com suas ideias e está tentando implantá-las. Às vezes as coisas andam mais rapidamente, às vezes mais lentamente, às vezes não andam, e você tem que trabalhar para que funcione bem”.

Para Mano, que emplacou bons resultados diante de Goiás (2 a 1) e Fluminense (3 a 0), o Palmeiras tem de se preocupar exclusivamente em alcançar a terceira vitória consecutiva e fechar o turno do Brasileiro com 39 pontos. No ano passado, por exemplo, o time que viria a se sagrar campeão nacional contabilizou 33 pontos nas 19 primeiras rodadas.

“Esse é o problema do Cruzeiro. Nosso problema é tentar fazer a terceira vitória consecutiva, que, para nós, seria muito bom nesse último jogo do primeiro turno. Poderíamos fazer uma pontuação quase recorde do Palmeiras nos pontos corridos no primeiro turno. Comparado aos números do ano passado, já está se chegando a um primeiro turno melhor, o que dá esperança e cria a ideia de que é possível. Vamos acreditar nesse sonho e trabalhar muito para isso”.

O comandante ressaltou ainda a obrigação de fazer valer a força como mandante. Em São Paulo, o Palmeiras ganhou seis partidas e empatou duas pelo Brasileiro, ao passo que o Cruzeiro ainda não ganhou como visitante na competição (quatro empates e cinco derrotas).

“Se não me engano é o quinto jogo que dirijo no Allianz Parque. Estou invicto, então aproveitei a oportunidade para embalar. Todos os jogos são difíceis, mas, na casa da gente, temos de construir um ambiente muito forte e vencedor, pois todos sabem que o aproveitamento maior são nos jogos em casa. Tem que ter essa condição para que os adversários respeitem a força que você tem na sua casa. Isso cria um ambiente diferente no jogo, o time fica mais confiante, e vencer é fundamental para isso”.

Mano Menezes teve passagem duradoura pelo Cruzeiro. Foram três anos e um mês de trabalho (a partir de julho de 2016), que resultaram em títulos consecutivos da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019. No entanto, a sequência de maus resultados, com apenas uma vitória em 18 jogos, ocasionou o desligamento do treinador. Ele saiu do clube em 7 de agosto, depois da derrota para o Internacional, por 1 a 0, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Brasil. 

Em menos de um mês, no dia 3 de setembro, Mano foi contratado pelo Palmeiras para substituir Luiz Felipe Scolari, demitido em função do revés para o Flamengo, por 3 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes, o time havia sido eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, pelo Internacional, e da Copa Libertadores, pelo Grêmio.

Tags: Cruzeiro Mano Menezes seriea palmeirassp futnacional interiormg