Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Após marcações polêmicas, jogadores do Cruzeiro pedem VAR 'justo' contra São Paulo

Atletas criticaram decisões da arbitragem nas últimas partidas do time

postado em 16/10/2019 08:00 / atualizado em 15/10/2019 22:28

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press)</i>
O árbitro de vídeo (VAR) entrou em ação nos quatro jogos do Cruzeiro sob o comando de Abel Braga. Na estreia do treinador, o time perdeu para o Goiás, por 1 a 0, no Serra Dourada, em Goiânia. Depois, empatou com Internacional (1 a 1) e Fluminense (0 a 0), no Mineirão, e Chapecoense (1 a 1), na Arena Condá, em Chapecó.

Contra o Goiás, dia 30 de setembro, o meia Thiago Neves balançou a rede aos 4 minutos do segundo tempo, após assistência de David, quando o placar ainda estava em branco. O árbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior chegou a validar o gol, porém o responsável pelo VAR, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, avisou sobre uma irregularidade. Nas imagens, ele viu David ligeiramente à frente do penúltimo defensor esmeraldino.

Diante do Internacional, em 5 de outubro, o Cruzeiro foi favorecido pela tecnologia, já que o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, após verificar no VAR um leve toque do meia Patrick no lateral-direito Orejuela, marcou pênalti. Fred bateu no canto esquerdo e empatou o jogo: 1 a 1.

No duelo com o Fluminense, dia 9, a torcida cruzeirense soltou o grito de gol  aos 7 minutos do segundo tempo, quando Fred se aproveitou de cruzamento de Egídio e cabeceou no canto direito. Contudo, o VAR foi acionado, e Jean Pierre Gonçalves Lima marcou falta de Robinho em Gilberto depois de assistir às imagens na beira do gramado. Salvio Spínola Fagundes Filho, comentarista de arbitragem da TV Globo, considerou equivocada a decisão, já que os dois atletas se chocaram acidentalmente na queda.

Já no confronto com a Chapecoense, no último domingo (13), o Cruzeiro sofreu o gol de empate no último minuto, em conclusão do meia Camilo, após bola levantada na grande área e rebote de Fábio em chute de Arthur Gomes. O VAR assegurou que não houve impedimento, e o árbitro Caio Max Augusto Vieira validou a jogada.

Em função de todas as marcações polêmicas, o meia Thiago Neves pediu decisões justas da arbitragem no jogo entre Cruzeiro e São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h, no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Só peço para que o VAR não tire de novo nossa vitória. Que seja justo dentro de campo. Contra o Goiás, nos tiraram três pontos. Contra a Chapecoense, nos tiraram três pontos. Contra o Fluminense, primeiro, na expulsão do jogador (anulada), depois no gol, o árbitro falou que o Robinho atingiu o cara, isso não existiu. Que seja justo com a gente e não dê preferência a outro time. Só peço isso nesse jogo”.

O volante Éderson também questionou os lances que teriam causado prejuízo de sete pontos na classificação. “Nós estamos falando muito sobre a situação do VAR. Acho que está nos prejudicando muito mesmo. Penso que foi muito parecido o gol que o David fez (na verdade, Thiago Neves) contra o Goiás. Não sei se dá para chamar de impedimento. E esse jogo contra a Chapecoense estava claramente um pouco à frente. A demora do VAR para resolver a situação, de não chamar o árbitro para fazer a interpretação dele, acho que podemos ficar indignados com essa situação”.

Sem vencer há oito jogos no Campeonato Brasileiro (quatro empates e quatro derrotas), o Cruzeiro se encontra em situação delicada na classificação, em 18º lugar, com 22 pontos - quatro a menos que o Ceará, 16º colocado. Já o São Paulo, em quinto, com 43, vislumbra entrada no G4, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2020.

Tags: São Paulo Cruzeiro saopaulosp seriea interiormg futnacional