Futebol Nacional
None

POR ACORDO COM A FIFA

América conta com os respaldos de CBF e Secopa para poder mandar jogos no Horto

A princípio, o Independência teria de ser cedido à Fifa 20 dias antes do início da Copa das Confederações para treino das seleções participantes. Dirigentes do Coelho, porém, não querem abrir mão de poder jogar em casa e tentam acordo para liberação da arena

postado em 02/05/2013 09:18 / atualizado em 01/05/2013 19:42

Rafael Arruda/EM/D.A Press
O América está animado com a possibilidade de realizar as duas primeiras partidas como mandante na Série B do Brasileiro no Estádio Independência. Inicialmente, a arena estaria exclusivamente reservada para treino das seleções participantes da Copa das Confederações, mas é possível que seja aberta uma exceção para que os clubes da capital não fiquem prejudicados nos seus respectivos torneios. Para conseguir o acordo com a Fifa, o Coelho conta com o respaldo da CBF e da Secopa.

O superintendente geral do América, Alexandre Faria, disse ter conversado com membros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que se mostraram solidários à ideia de a Fifa ceder o estádio aos clubes dentro do período de 20 dias que antecede o jogo de estreia da Copa das Confederações, no dia 15 de junho.

“No dia do jogo entre Brasil e Chile, no Mineirão, nós tivemos um encontro com o presidente da CBF, José Maria Marín, juntamente com o secretário Tiago Lacerda. Explicamos a situação para ele, que se mostrou bastante sensato conosco. A própria Secopa, através do secretário Tiago Lacerda, solicitou à Fifa que o estádio não seja fechado para os clubes neste período”, explicou.

Apesar de ainda não ter uma resposta concreta, Faria sente que o posicionamento tomado por todas as autoridades é favorável ao não fechamento do Independência antes da Copa das Confederações. “A decisão final vai ficar por conta do Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que conversará com o Tiago Lacerda. Eu não posso afirmar o que vai acontecer, mas todos se mostraram favoráveis ao que nós passamos”, completou.

Rivais podem ser beneficiados

Caso o pedido do América seja solicitado pela Fifa, os jogos contra Figueirense, no dia 28 de maio, e Oeste, no dia 5 de junho, poderão ser realizados normalmente no Gigante do Horto. A situação também beneficiará Atlético e Cruzeiro, que poderão evitar o deslocamento para cidades mais distantes de Belo Horizonte, como Sete Lagoas, a 70 km; Ipatinga, a 254 km; Varginha, a 330 km e Uberlândia, a 556 km.

Tags: novoindependencia confederações das copa copa2013 selecao