Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Em franca expansão

Apesar do pouco tempo de existência, Tijuana mostra crescimento de sua torcida e abertura de lojas com os mais variados produtos oficiais, licenciados pelo clube

postado em 22/05/2013 08:30 / atualizado em 22/05/2013 08:45

Thiago de Castro
Enviado especial a Tijuana, no México

Thiago de Castro/Superesportes
Fundado em 2007, o Tijuana mostra franca ascensão no futebol mexicano e internacional. A rápida expansão dentro de campo é acompanhada por um trabalho de fortalecimento da marca atuante nos bastidores. Na capital da Baixa Califórnia, já são cinco lojas oficiais com diversos produtos licenciados do Tijuana. Desde a camisa oficial do clube até produtos mais baratos, como caneta, pen drive, adesivos, canecas e roupas de passeio, são encontrados.

Além de apostar nas lojas oficiais, o Tijuana já conta com programa de sócio-torcedor, chamado Xolopass, que tem benefícios como possibilidade de compra antecipada de ingressos para jogos. O clube não informa quantos sócios tem. Para o jogo desta quinta-feira, por exemplo, contra o Atlético, os donos do cartão Xolopass puderam comprar os ingressos entre os dias 17 e 20 deste mês com exclusividade. Desde ontem, os torcedores “comuns” conseguem os bilhetes.

“Antigamente, a cidade era voltada para o beisebol. Mas foi criado o clube, há seis anos. A população se entregou de uma forma muito intensa. A cidade para quando o Tijuana joga e o estádio fica sempre lotado. Já estão querendo aumentar a capacidade, porque muita gente fica fora”, afirmou Felipe Jimenez, de 34 anos, especialista em logística. Diversos bares e restaurantes usam o clube local como atrativo, com faixas anunciando que transmitem as partidas ao vivo. Apesar de novo, o Tijuana tem grande apreço da população.


DESTAQUE ALVINEGRO NO MÉXICO

Os olhos da imprensa mexicana estão voltados para o Atlético. O jornal El Mexicano, de Tijuana, destacou a chegada alvinegra a Tijuana na capa da edição de ontem. No caderno de esportes, há um amplo material do confronto das quartas de final da Libertadores. O texto de abertura afirma que o Atlético é a sensação da competição. Há elogios para o time e alguns jogadores. Citam o “incansável” Leandro Donizete, a velocidade de Tardelli e Bernard, a genialidade de Ronaldinho e o faro de gol de Jô. Também falam sobre o título mineiro: “Chegam como campeões”.