Futebol Nacional
None

SANTA CRUZ

O antes e o agora: Veja como Milton Mendes encontra o elenco do Santa Cruz para comandar

Primeira passagem do técnico acabou em 2016, após derrota para o São Paulo na Série A. Agora, Milton pega o time na Série C do Campeonato Brasileiro

postado em 21/05/2019 10:45 / atualizado em 21/05/2019 10:53

<i>(Foto: Peu Ricardo/DP Fotos)</i>
Tiago Cardoso; Léo Moura (Renatinho), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Derley, Danilo Pires (Bruno Moraes), Jadson (Arthur) e João Paulo; Keno e Grafite. Esta foi a escalação do último Santa Cruz de Milton Mendes, ainda pela Série A de 2016. A partida em si foi contra o São Paulo no Arruda, pela última rodada do primeiro turno daquele Campeonato Brasileiro, que terminou com a vitória do tricolor paulista por 2 a 1. Quase três anos depois, o treinador está de volta ao Arruda. Mas não terá pela frente a Primeira Divisão, e sim, a Terceira Divisão.

E como Milton Mendes encontrará o Santa Cruz a partir de amanhã, quando deve ter seu primeiro contato com o elenco? Bem, com certeza não terá em suas mãos um elenco tão qualificado. Duas divisões abaixo e com um orçamento bem inferior, Milton terá que trabalhar com um elenco que ainda patina na temporada. 

A título de comparação, a última escalação do Santa Cruz na temporada, no empate em 3 a 3 com o Sampaio Corrêa no Arruda, teve a seguinte formação montada por Leston Júnior: Anderson; Marcos Martins, João Victor, William Alves; Charles, Carlos Renato e Ítalo Henrique (Lucas Gonçalves); Misael (Neto Costa), Everton, Augusto (Guilherme) e Pipico.

Do elenco de 2016, Milton Mendes terá apenas um reencontro. Danny Morais é o único remanescente daquele elenco. O zagueiro, entretanto, está no departamento médico há um bom tempo e ainda não estreou na Série C. 

Mas é no setor de ataque que Milton deverá ver a maior diferença técnica. Em 2016 contava com o experiente Grafite, além de Keno (que posteriormente seria negociado com o Palmeiras), o “general” Bruno Moraes e Arthur Caíke. No atual elenco o treinador irá trabalhar com Pipico, maior referência e capitão do time, além de Augusto, Misael, Jô, Guilherme Queiroz, Neto Costa e Dudu.
 
 

Entusiasta dos estudos táticos, dono do certificado Uefa Pro de treinadores e de frases de efeito, Mendes, de fato, mudou a cara da equipe do Santa Cruz em 2016 quando substituiu Marcelo Martelotte às vésperas das quartas de final do Nordestão e da reta final do Pernambucano. Foi vitorioso em ambas as competições. Deu um inédito título regional ao clube e, inegavelmente, entrou para a história do clube coral.

Ele adotou estilo "paizão" no início de sua trajetória no Arruda ao transmitir confiança e recuperar atletas que estavam sem espaço no time. Fez um desacreditado Santa voltar a render o que não rendia mais com o antecessor. Alcançou a marca de 18 jogos de invencibilidade, perdida na 5ª rodada do Brasileiro, ao sair derrotado em casa no clássico com o Sport. Baque pesado. A partir de então, viu a equipe entrar em declínio técnico. Viu ainda a "família" que soergueu ruir em um vestiário que se tornara, por muitas vez, turbulento, segundo informações colhidas pela reportagem ao longo da passagem do treinador no Arruda. Dono de um estilo severo ao extremo e rude nos vestiários, existiram conflitos com membros da comissão técnica e também com alguns jogadores.

Depois da saída do Santa Cruz, Milton Mendes ainda passou pelo Vasco, em 2017, e pelo rival Sport, no ano passado, quando não evitou o rebaixamento do Leão para a Série B e preferiu não seguir no clube para a atual temporada.