Futebol Nacional
None

SANTA CRUZ

Rival do Santa Cruz, ABC é pior mandante da Série C, mas outros números assustam

Equipe potiguar tem apenas 33% de aproveitamento em seus domínios pela Terceira Divisão, mas números vêm melhorando com Roberto Fernandes

postado em 23/07/2019 15:43 / atualizado em 23/07/2019 16:15

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
Lutando contra o rebaixamento à Quarta Divisão, o ABC entrará em campo pressionado contra o Santa Cruz no Frasqueirão neste sábado. Quem sai na vantagem nisso é o Tricolor, que, precisando melhorar o desempenho como visitante para se classificar, enfrentará o pior mandante entre as vinte equipes da Série C.

Em sete jogos como mandante na Terceira Divisão, o ABC somou apenas sete pontos. Foram duas vitórias, um empate e quatro derrotas. O aproveitamento de 33,3% é o pior entre os dois grupos do torneio. Além disso, o alvinegro tem a pior defesa como mandante, com treze gols sofridos, três a mais que a segunda pior, do próprio Santa Cruz. A equipe também é a única com saldo de gols negativos como mandante. O péssimo desempenho em casa ajuda a explicar o porquê do ABC figurar na penúltima colocação do Grupo A.

O que preocupa os tricolores, porém, é que o desempenho coral longe de seus domínios consegue ser ainda pior. Nos seis jogos que fez longe do Arruda, a equipe recifense somou apenas cinco pontos, totalizando um aproveitamento de 28%. O Santa Cruz tem apenas uma vitória fora de casa na competição, contra o Imperatriz-MA.

Além disso, o recorte recente também não ajuda o Tricolor. No Segundo Turno, o Santa é o pior do Grupo A, com apenas um ponto em quatro jogos. O ABC, por outro lado, pontuou cinco vezes e tem a quinta melhor campanha do returno no Grupo. Esse princípio de reação conversa com a chegada de um velho conhecido coral ao clube, Roberto Fernandes.
 
O treinador pernambucano iniciou sua segunda passagem no ABC em junho, após a sétima rodada do campeonato. Nos seis jogos sob seu comando, os potiguares somaram seis pontos, deixaram a lanterna e subiram de 19% de aproveitamento nas primeiras sete rodadas para 33% nas últimas seis. O número, porém, precisa aumentar ainda mais para que a equipe consiga fugir do rebaixamento.
 
CONFIRA TODOS OS JOGOS DO ABC EM CASA NA SÉRIE C

Antes de Roberto Fernandes:
28/04 - ABC 2x0 Náutico
19/05 - ABC 1x2 Botafogo-PB
02/06 - ABC 2x4 Ferroviário-CE
08/06 - ABC 2x4 Imperatriz-MA

Com Roberto Fernandes:
21/06 - ABC 1x1 Globo-RN
06/07 - ABC 2x0 Treze-PB
12/07 - ABC 1x2 Confiança-SE