Futebol Nacional
None

SANTA CRUZ

Santa divulga resultados de 2ª bateria de exames e cinco testam positivo para Covid-19

Nomes não foram divulgados; na nota publicada pelo clube, quatro atletas e um funcionário estão infecctados

postado em 04/07/2020 16:09 / atualizado em 04/07/2020 16:43

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Na tarde deste sábado, o Santa Cruz divulgou os resultados dos 67 testes para Covid-19 realizados na última sexta, no Arruda. E com um resultado bem diferente do apresentado primeira bateria de exames: cinco pessoas testaram positivo para a doença, sendo quatro atletas e um funcionário. 

Os nomes, no entanto, não foram divulgados pela assessoria de imprensa da Cobra Coral. Também de acordo com a publicação feita nas redes sociais do Santa Cruz, todos os cinco infectados serão afastados por um período de sete dias das atividades. 

Antes do reinício das atividades no dia 16 de junho, o Santa Cruz realizou sua primeira bateria de exames. Foram feitos 77 testes e nove pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, mas trabalharam normalmente porque, de acordo com o resultado das amostragens, apresentaram anticorpos contra a doença.  
 
O vice presidente médico do Tricolor, Antônio Mário Valente explicou quais serão os próximos passos adotados pelo clube. 

"Nesse momento, eles se contaminaram. Naquele outro momento da primeira testagem as pessoas que testaram positivo já eram portadoras da doença. Aos de agora, como eles já têm sete dias de doença, nós precisamos dar mais sete dias de liberação para formar o ciclo, que é 14", disse Antônio Mário. 

"Nosso objetivo é continuar com o protocolo. Às vezes existe infeccão e não existe doença. Foi o que aconteceu. Os atletas estão infectados mas não estão doentes. Eles estão assintomáticos. Então vamos dar seguimento normalmente ao que estávamos fazendo antes", completou. 

Vale ressaltar que a ideia projetada pelo próprio departamento médico do Santa Cruz seria testar atletas com uma periodicidade maior, a cada 15 dias, justamente para garantir maiores condições de segurança aos jogadores e funcionários, que retornaram ao batente há três semanas. No entanto, o DM admitiu a possibilidade de não ter condições para bancar o alto custo da operação. O valor unitário de cada teste varia entre R$ 250 a R$ 350.